domingo, 25 de fevereiro de 2024

País da Europa quer exportar vinhos ao Brasil pelo ES

 

Presidente da Assembleia Legislativa está em missão oficial explorando oportunidades comerciais com o país do leste europeu.

Explorar as oportunidades de exportação de vinhos eslovacos para o mercado brasileiro através dos portos capixabas. Esse foi o objetivo da agenda do presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, deputado estadual Marcelo Santos, que nesta sexta-feira, 17, visitou produtores locais para conhecer as técnicas e tecnologias utilizadas na produção.

“Essa foi uma agenda muito importante porque o Espírito Santo pode se tornar uma porta de entrada para que esses vinhos premiados ao redor do mundo cheguem ao Brasil através dos portos capixabas”, comentou o presidente.

A Eslováquia possui em torno de 400 produtores de vinhos, em um território de tamanho semelhante ao do Espírito Santo. Seus rótulos, especialmente os brancos e rosés, têm recebido prêmios internacionais nos últimos anos.

Segundo o Sindiex, o Sindicato do Comércio de Importação e Exportação do Espírito Santo, a importação de vinhos segue em franco crescimento no Espírito Santo. O Estado é o segundo maior importador de vinhos (em número de garrafas) do país e em 2022, somou 32 milhões de garrafas importadas – em valores, a cifra alcançou os US$ 80 milhões.

Os principais parceiros comerciais na importação de vinhos para o Espírito Santo são o Chile, Argentina, Portugal e Itália.

Além da crescente produção vinícola, Marcelo Santos conheceu técnicas de transformação de penas de aves em fertilizantes, purificação e água para reuso e de filtragem de óleos de máquinas para reutilização. “Essa tecnologia permite reutilizar entre 40% e 70% dos óleos que são despejados na natureza, protegendo o meio ambiente e até barateando os custos operacionais“, complementou Marcelo, que adiantou já estar organizando uma comitiva eslovaca para visitar o Espírito Santo.

As técnicas, de acordo com o presidente, poderão beneficiar, por exemplo, o município de Santa Maria de Jetibá, que é o maior produtor de ovos de galinha do Brasil, com produção de 4,35 bilhões de ovos no ano passado. “É uma forma de aproveitar o material que já existe em abundância no município”, explicou o parlamentar, que acrescentou:

“Convidei uma comitiva eslovaca para conhecer as potencialidades do Estado por entender que essa troca de experiências é uma ótima oportunidade para estreitar as relações comerciais entre os dois países e, quem sabe, abrir novas possibilidades de negócios”, declarou Marcelo Santos.

O Espírito Santo tem potencial para ampliar a exploração de petróleo e gás, além de possuir um complexo portuário que merece ser explorado para que o Brasil e o mundo se comuniquem pelos portos capixabas. Ele acredita que essa visita à Eslováquia e a troca de experiências com a Europa pode fomentar toda uma cadeia produtiva favorável ao desenvolvimento do Estado.

As agendas oficiais do presidente seguem na próxima semana na capital Bratislava.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima