quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Ministério Público acusa 4 vereadores da Serra de corrupção e pede afastamento

O Ministério Publico do Espírito Santo (MP-ES) acusa quatro vereadores da Serra, incluindo o presidente da Câmara, pelo crime de corrupção passiva, em denúncia oferecida nesta quinta-feira (14) pela Promotoria de Justiça Criminal de Serra.

Além disso, o MP-ES pede à Justiça, em caráter liminar, que eles sejam imediatamente afastados do mandato, o que ainda não foi decidido.

Os vereadores são Saulo Miranda Rodrigues Neves Junior, o Saulinho da Academia (PDT), presidente da Câmara da Serra; Cleber Lima Pereira, o Cleber Serrinha (MDB); Valteilton de Freitas Valim, o Teilton Valim (PDT); e Wellington Batista Guizolfe, o Wellington Alemão (Rede).

Na mesma ação criminal, o ex-deputado estadual, ex-vereador e presidente do MDB na Serra Luiz Carlos Moreira também foi denunciado pelo MP-ES, por corrupção ativa.

Paralelamente, a Promotoria Cível da comarca conduz um procedimento correlato por improbidade administrativa, pelos mesmos fatos sob investigação. Na esfera cível, o processo tramita em sigilo.

O pedido de afastamento leva em conta indícios de corrupção passiva — crime que se caracteriza quando um agente público solicita, recebe ou aceita promessa de vantagem indevida em razão do cargo.

Segundo a investigação, no primeiro semestre do ano passado, os parlamentares teriam aceitado promessa de vantagem indevida, em razão dos cargos, durante a tramitação do Projeto de Lei nº 69/2024, que tratava da regularização de imóveis urbanos no município.

O projeto foi apresentado em março de 2024, aprovado três meses depois, no dia 7 de junho, e vetado parcialmente pelo então prefeito Sérgio Vidigal no final do mês. O veto foi apenas à emenda apresentada por Wellington, declarada inconstitucional.

Um áudio recebido na promotoria e analisado pela Polícia Civil, com perícia e cadeia de custódia preservadas, registra reunião na qual são discutidas formas de recebimento da suposta vantagem ilícita, com menção a valores em dinheiro e à oferta de um terreno, explicou o MP-ES.

Para o MP-ES, “as condutas investigadas guardam relação direta com o exercício dos mandatos e evidenciam a necessidade do afastamento cautelar, a fim de resguardar a ordem pública, prevenir a reiteração delitiva e assegurar a integridade da instrução processual”.

Outro lado
A Câmara da Serra informou que está ciente da situação, mas que não foi comunicada de forma oficial, e somente após notificação oficial se manifestaria. Os quatro vereadores foram procurados por telefone e mensagem, mas somente Cleber Serrinha enviou nota dizendo que tem “plena confiança na Justiça” e está “a disposição para prestrar todos os esclarecimentos necessário”.

Luiz Carlos Moreira foi procurado e respondeu que “não tenho preocupação, pois que vantagem obtive?”.

Já Sérgio Vidigal, que não é denunciado nem investigado no processo, explicou que a denúncia trata apenas da emenda feita pelo vereador, que inclusive foi vetada por ele por ter sido declarada inconstitucional, e que o interesse do projeto era da prefeitura, para regularizar terrenos.

Matéria relacionada

Sete ônibus são atacados e apedrejados em mais uma noite de tensão em Vitória

Sete ônibus são atacados e apedrejados em mais uma noite de tensão em Vitória

Sete ônibus foram atacados na noite desta terça-feira (26) na Avenida Serafim Derenzi, em Vitória, após morte de um traficante na região da Grande São Pedro. A informação divulgada inicialmente

Soldado da PM de folga é desarmado e baleado durante briga em Vitória

Soldado da PM de folga é desarmado e baleado durante briga em Vitória

Um policial militar de folga foi baleado na Rodovia Serafim Derenzi, no bairro São Pedro em Vitória, por volta das 23h de segunda-feira (25). A Polícia Militar (PM) informou que,

Governo lança projeto logístico que vai ligar portos e indústrias e criar empregos no ES

Governo lança projeto logístico que vai ligar portos e indústrias e criar empregos no ES

O governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, nesta segunda-feira (25), o Plano Estratégico do ParklogBR/ES, em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória. O Parklog é uma plataforma logística de

Com a capixaba Sofia Madeira, Brasil faz história no Mundial de Ginástica Rítmica

Com a capixaba Sofia Madeira, Brasil faz história no Mundial de Ginástica Rítmica

O Brasil escreveu um capítulo histórico no 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, encerrado neste domingo (24), na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro. E duas capixabas tiveram papel

Cinco ônibus são atacados na Grande Vitória após morte no Bairro da Penha

Cinco ônibus são atacados na Grande Vitória após morte no Bairro da Penha

Três ônibus foram incendiados e outros dois apedrejados por criminosos na noite de segunda-feira (25), na Grande Vitória, após a morte de David Pereira de Jesus, de 21 anos, no

Menina de 6 anos morre baleada na cabeça em ataque a tiros na Serra

Menina de 6 anos morre baleada na cabeça em ataque a tiros na Serra

Uma criança de 6 anos de idade morreu durante um ataque a tiros no Balneário de Carapebus, na Serra, no final da tarde desse domingo (24). De acordo com o secretário de