segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Ministério Público acusa 4 vereadores da Serra de corrupção e pede afastamento

O Ministério Publico do Espírito Santo (MP-ES) acusa quatro vereadores da Serra, incluindo o presidente da Câmara, pelo crime de corrupção passiva, em denúncia oferecida nesta quinta-feira (14) pela Promotoria de Justiça Criminal de Serra.

Além disso, o MP-ES pede à Justiça, em caráter liminar, que eles sejam imediatamente afastados do mandato, o que ainda não foi decidido.

Os vereadores são Saulo Miranda Rodrigues Neves Junior, o Saulinho da Academia (PDT), presidente da Câmara da Serra; Cleber Lima Pereira, o Cleber Serrinha (MDB); Valteilton de Freitas Valim, o Teilton Valim (PDT); e Wellington Batista Guizolfe, o Wellington Alemão (Rede).

Na mesma ação criminal, o ex-deputado estadual, ex-vereador e presidente do MDB na Serra Luiz Carlos Moreira também foi denunciado pelo MP-ES, por corrupção ativa.

Paralelamente, a Promotoria Cível da comarca conduz um procedimento correlato por improbidade administrativa, pelos mesmos fatos sob investigação. Na esfera cível, o processo tramita em sigilo.

O pedido de afastamento leva em conta indícios de corrupção passiva — crime que se caracteriza quando um agente público solicita, recebe ou aceita promessa de vantagem indevida em razão do cargo.

Segundo a investigação, no primeiro semestre do ano passado, os parlamentares teriam aceitado promessa de vantagem indevida, em razão dos cargos, durante a tramitação do Projeto de Lei nº 69/2024, que tratava da regularização de imóveis urbanos no município.

O projeto foi apresentado em março de 2024, aprovado três meses depois, no dia 7 de junho, e vetado parcialmente pelo então prefeito Sérgio Vidigal no final do mês. O veto foi apenas à emenda apresentada por Wellington, declarada inconstitucional.

Um áudio recebido na promotoria e analisado pela Polícia Civil, com perícia e cadeia de custódia preservadas, registra reunião na qual são discutidas formas de recebimento da suposta vantagem ilícita, com menção a valores em dinheiro e à oferta de um terreno, explicou o MP-ES.

Para o MP-ES, “as condutas investigadas guardam relação direta com o exercício dos mandatos e evidenciam a necessidade do afastamento cautelar, a fim de resguardar a ordem pública, prevenir a reiteração delitiva e assegurar a integridade da instrução processual”.

Outro lado
A Câmara da Serra informou que está ciente da situação, mas que não foi comunicada de forma oficial, e somente após notificação oficial se manifestaria. Os quatro vereadores foram procurados por telefone e mensagem, mas somente Cleber Serrinha enviou nota dizendo que tem “plena confiança na Justiça” e está “a disposição para prestrar todos os esclarecimentos necessário”.

Luiz Carlos Moreira foi procurado e respondeu que “não tenho preocupação, pois que vantagem obtive?”.

Já Sérgio Vidigal, que não é denunciado nem investigado no processo, explicou que a denúncia trata apenas da emenda feita pelo vereador, que inclusive foi vetada por ele por ter sido declarada inconstitucional, e que o interesse do projeto era da prefeitura, para regularizar terrenos.

Matéria relacionada

Serra vence o Forte por 1 a 0 e é campeão do Capixabão Série B

Serra vence o Forte por 1 a 0 e é campeão do Capixabão Série B

Após alcançar o seu principal objetivo, que era o acesso, Serra coroou a sua campanha vitoriosa com o título do Campeonato Capixaba Série B 2025. Na tarde deste sábado (11),

Assassinado a facadas ao defender a irmã do ex em Vila Velha

Assassinado a facadas ao defender a irmã do ex em Vila Velha

Um jovem de 22 anos foi assassinado a facadas, ao defender a irmã de agressões do ex-companheiro dela. O crime aconteceu na madrugada deste domingo (12) no bairro Ataíde, em

Final do Capixabão Série B, entre Serra e Forte, será decidido em jogo único neste sábado

Final do Capixabão Série B, entre Serra e Forte, será decidido em jogo único neste sábado

O título do Capixabão Série B será decidido em jogo único neste sábado (11), às 16h30, no estádio estadual Kleber Andrade, em Cariacica. A Federação de Futebol do Estado do

Três pessoas morrem após grave acidente no Sul do ES

Três pessoas morrem após grave acidente no Sul do ES

Um grave acidente registrado na tarde de quinta-feira (9) deixou três mortos e quatro feridos na rodovia ES-490, no trecho entre Cachoeiro de Itapemirim e o Litoral Sul capixaba, em

Aderes abre mil vagas para cursos gratuitos de ensino a distância

Aderes abre mil vagas para cursos gratuitos de ensino a distância

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) abriu mil vagas para cinco cursos de Ensino a Distância (EAD). Serão 200 vagas disponíveis para “Marketing”,

Dia das Crianças será comemorado com festa em parque de Vila Velha

Dia das Crianças será comemorado com festa em parque de Vila Velha

O Parque Urbano Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha, será o cenário da edição especial do “Vila Kids – Aventura na Duque”, neste domingo (12), em celebração ao