A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deu início aos trabalhos legislativos de 2025 nesta terça-feira (4), reforçando o compromisso com a transparência, modernização e diálogo entre os Poderes. A solenidade contou com a participação do governador Renato Casagrande, do vice-governador Ricardo Ferraço e de lideranças do Judiciário, Ministério Público, Tribunal de Contas, Universidade Federal do Espírito Santo e Defensoria Pública.
Em seu discurso, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, reeleito na sessão desta segunda-feira, (3), pelos deputados estaduais, ressaltou a transformação vivida pela Casa nos últimos anos. “Se antes a Assembleia era motivo de vergonha, hoje é sinônimo de eficiência, transparência e inovação. Nos tornamos o primeiro Parlamento estadual 100% digital, uma referência em segurança jurídica e a Assembleia mais transparente do Brasil, reconhecida com o Selo Diamante pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). São muitas conquistas para celebrar, mas o nosso maior orgulho é o resgate do protagonismo da Assembleia”, destacou.
O parlamentar também recordou que quando assumiu seu primeiro mandato na Casa, em 2003, o Estado apresentava um cenário completamente diferente do atual. “Transformamos o Espírito Santo de um estado esquecido em um que é referência nacional. Aprovamos o maior orçamento da história do Estado, são mais de R$ 30 bilhões, com quase um terço destinado a investimentos, exemplo para o Brasil. Isso não é obra do acaso. É fruto de gestão competente, respeito mútuo entre Poderes e instituições e, principalmente, austeridade fiscal com sensibilidade social”, ressaltou.
Em votação história, o cariaciquense é o terceiro presidente eleito por unanimidade na Assembleia, consolidando seu nome no Parlamento capixaba e dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos na Casa. A chapa única que reelegeu Marcelo Santos também confirmou Hudson Leal (Republicanos) como 1º secretário e Janete de Sá (PSB), reeleita como 2ª secretária, além de outros sete membros.
O governador Renato Casagrande também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre os Poderes e instituições para o desenvolvimento do Espírito Santo. “O diferencial do nosso Estado é a forma responsável e cooperativa com que conduzimos as políticas públicas. Terminamos 2024 com o maior volume de investimentos da história e hoje estamos contratando a estabilidade política por mais 2 anos”, afirmou.
Durante a sessão, foram indicados pelo Governador e Vice os desafios prioritários para o ano, como segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento social, sendo reforçado o papel da Assembleia como espaço de diálogo e construção de soluções para o Espírito Santo.
Formalmente iniciadas as atividades, os deputados voltam a se encontrar na sessão ordinária de quarta-feira (5), no Plenário Dirceu Cardoso, a partir das 9 horas. Vale lembrar que as votações na Assembleia Legislativa (Ales) só poderão ser feitas assim que forem constituídas as 18 comissões permanentes da Casa, cuja composição valerá até o final do mandato.