O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES) realizou nesta sexta-feira (22), a eleição para a formação da lista tríplice destinada à escolha do nome que atuará na Procuradoria-Geral de Justiça durante o biênio 2024/2026.
Fazem parte da lista os Promotores de Justiça Pedro Ivo de Sousa, com 146 votos, e Francisco Martínez Berdeal, com 132 votos, e a Promotora de Justiça Maria Clara Mendonça Perim, com 97 votos.
Também disputaram a eleição para a formação da lista tríplice o Procurador de Justiça Marcello Souza Queiroz (82 votos); o Promotor de Justiça Danilo Raposo Lírio (64 votos); e o Procurador de Justiça Josemar Moreira (26 votos).
A eleição foi realizada por meio do sistema informatizado de voto à distância do MP-ES. Cada membra poderia votar em até três candidatos. Do total de 268 membros do MP-ES em atividade e aptos a votar, todos registraram o voto no sistema.
Logo após a divulgação do resultado da votação das membras e membros do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para a escolha do novo Procurador-Geral de Justiça, a atual chefe da instituição, Luciana Andrade, entregou a lista tríplice para o Governador do Estado, Renato Casagrande, no início da noite desta sexta-feira.
Após o recebimento, o governador tem até 15 dias para definir o nome para a Procuradoria-Geral de Justiça. Caso vença o prazo, o candidato mais votado será empossado no cargo pelo Colégio de Procuradores de Justiça do MP-ES.