segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

Destaque no incentivo ao empreendedorismo, Vila Velha prestigia V Congresso Nacional das Juntas Comerciais

 

 

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, participaram da abertura do V Congresso Nacional das Juntas Comerciais (CONAJ), que começou quarta-feira (27) e se encerra nesta sexta (29), em Vitória. Durante o evento – cujo foco é o debate sobre a simplificação do registro empresarial, incentivo ao empreendedorismo e fomento à economia – o presidente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (Jucees), Paulo Menegueli, comentou sobre o lançamento do “Ranking dos Municípios”, que vai mostrar as cidades com melhores indicadores do processo de registro e legalização de empresas, em um ambiente criado dentro do Portal Simplifica-ES.

A novidade chamou a atenção porque as consultas poderão ser realizadas por mês, ano, região ou indicador, e os municípios com melhores indicadores vão figurar no ranking por meio de um gráfico e um “mapa de calor” que apresentarão o cenário da situação geral do ambiente de negócios de cada cidade.

Além disso, por meio de painéis de “Business Intelligence”, serão mostrados, em tempo real, o tempo médio de liberação de documentos como consulta prévia; inscrição municipal; alvará de localização e sanitário; e também licenças prévia, simplificada, de operação e de implementação; além de dispensa ambiental para a formalização de novas empresas.

Os dados serão mostrados em números absolutos e índices percentuais acompanhados de metas de atendimento. Por meio dessa nova ferramenta, será possível checar o desempenho de cada município capixaba nos procedimentos considerados essenciais para a abertura de novos negócios.

*Destaque canela-verde*

“Dentro desse contexto, Vila Velha se destaca não apenas por ser o município com melhor ambiente de negócios e com maior número de empresas abertas no Estado, mas também por ser a melhor cidade capixaba para se empreender – e a 29ª do Brasil, conforme a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) –, além de ser apontada pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como a terceira do país com menor tempo para a abertura de novos empreendimentos e a 11ª, em nível nacional, com melhor cultura empreendedora”, registrou Arnaldinho.

Líder em desburocratização, Vila Velha é o município que mais gera empregos e que concentra o maior número de Microempreendedores Individuais (MEIs) no Espírito Santo. Não por acaso. O município simplificou os processos administrativos, digitalizou serviços, modernizou a legislação e garantiu maior acesso do setor produtivo às linhas de crédito.

“Nossa gestão também inovou ao permitir a liberação antecipada do licenciamento ambiental de mais de 700 atividades econômicas de baixo risco, agilizando significativamente a abertura de novas empresas e atraindo o maior volume de investimentos públicos e privados de nossa história. Essas empresas, entretanto, assumem o compromisso de cumprir todas as normas ambientais e são fiscalizadas pelo município, conforme consta na lei. Por estes avanços, Vila Velha conquistou o 1º lugar no ranking de empresas ativas na Grande Vitória, com um total de 71.449 empresas em pleno funcionamento, inaugurando um novo e virtuoso ciclo de desenvolvimento social e econômico”, completou o prefeito.

*Recorde no estoque de empregos*

Devido a esses diferenciais, em janeiro de 2024, Vila Velha conseguiu atingir um recorde na geração de trabalho e renda, com um estoque de empregos que chegou a 112.932 trabalhadores: o maior desde que o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foi implementado, em substituição ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) das empresas.

“Esses avanços demonstram o compromisso da atual gestão de Vila Velha com a inovação e o empreendedorismo, garantindo um ambiente de negócios mais ágil e eficiente, que vem conquistando, cada vez mais, a confiança do setor produtivo nas políticas de desenvolvimento econômico adotadas pelo município. Vamos continuar trabalhando para que nossa cidade siga avançando, atraindo investimentos e gerando mais oportunidades para todos”, afirmou Everaldo Colodetti, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

Matéria relacionada

Prefeito Rodrigo Borges denuncia débitos deixados por Edson Magalhães ao Tribunal de Contas

Prefeito Rodrigo Borges denuncia débitos deixados por Edson Magalhães ao Tribunal de Contas

A Prefeitura de Guarapari encaminhou ao Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) uma representação formal contra o ex-prefeito Edson Figueiredo Magalhães, apontando a existência de débitos deixados

GRUPO DE CASAGRANDE: “Longe da Previsibilidade e Perto da Especulação”

GRUPO DE CASAGRANDE: “Longe da Previsibilidade e Perto da Especulação”

A foto que reúne Arnaldinho Borgo, Euclério Sampaio, Ricardo Ferraço e Renato Casagrande rompe qualquer senso de previsibilidade nas movimentações do grupo do governador. O registro, aparentemente simples, acende imediatamente

Concurso Cultural de Ornamentação Natalina — Luzes que Encantam!

Concurso Cultural de Ornamentação Natalina — Luzes que Encantam!

O clima de Natal já está chegando e Baixo Guandu vai brilhar ainda mais! A Prefeitura lança o Concurso Cultural “Luzes que Encantam”, que vai premiar as casas e comércios

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

PROJETO DE LEI PREVÊ ATÉ 8 ANOS DE PRISÃO PARA MULHERES QUE FIZEREM ACUSAÇÕES FALSAS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Um novo Projeto de Lei apresentado pela deputada federal Julia Zanatta (PL-SC) reacendeu o debate sobre denúncias falsas no contexto das relações familiares. Protocolada em 14 de outubro, a proposta

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

Associação de Moradores de Vale Encantado elege nova diretoria com vitória da Chapa 2

A eleição da Associação de Moradores de Vale Encantado, realizada neste domingo, reuniu 754 votantes e definiu a nova diretoria que comandará a entidade nos próximos anos. A disputa contou

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

Assembleia Legislativa vira cenário do samba durante a comemoração dos 50 anos do Grêmio Recreativo Pega no Samba

A Pega no Samba, agremiação do Bairro Consolação, Vitória (ES), com uma história relevante do nosso carnaval, será alvo de uma justa homenagem do deputado Dary Pagung (PSB) na Assembleia