Na tarde desta terça-feira, 11, os deputados estaduais se reuniram na Assembleia Legislativa para a primeira reunião do Colégio de Líderes do ano. Sob a condução do presidente Marcelo Santos, o encontro alinhou os próximos passos da Casa, definiu prioridades e discutiu temas importantes, como a composição das comissões, modernização da Assembleia, concurso público e demais projetos em andamento.
Entre os assuntos discutidos nesta tarde, destacou-se a composição e o número de membros das comissões permanentes com o objetivo de garantir uma análise mais ágil e eficiente dos projetos. A estrutura das comissões tem um impacto direto na tramitação das propostas, no aprofundamento dos debates e na qualidade das decisões tomadas pelo Legislativo.
Além disso, os parlamentares fizeram um balanço das ações realizadas neste primeiro biênio, destacando avanços, desafios e os resultados alcançados até o momento, como a modernização dos gabinetes, que foram recentemente entregues aos deputados. “Vamos expandir essa modernização para outros setores da Casa, como a entrada principal, a fachada, o plenário, a torre administrativa e demais setores”, contou o deputado Marcelo Santos.
Outro ponto importante foi a discussão sobre a Assembleia Itinerante, projeto que será inaugurado em breve com o objetivo de levar o Parlamento diretamente às comunidades capixabas, aproximando ainda mais os cidadãos do trabalho legislativo.
Além disso, foi destacado o andamento do concurso público da Casa, com edital previsto para ser lançado em março. O concurso terá 35 vagas iniciais, podendo chegar a 55, e será voltado para a contratação de consultores temáticos que ajudarão nos trabalhos das comissões da Casa. “Queremos realizar um processo seletivo sério, valorizando não apenas a formação do candidato, mas principalmente a sua experiência profissional para melhor atender as demandas das comissões”, afirmou o presidente.
A reunião também definiu as principais pautas para os próximos meses, que envolvem a relação do Legislativo com os demais Poderes e instituições, além de projetos que terão impacto direto em áreas como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico no Espírito Santo.
“Tudo o que discutimos aqui tem um impacto direto na vida dos capixabas. Ao definir os próximos passos para o trabalho da Assembleia, estamos também moldando o futuro do nosso Estado e trabalhando para que o Legislativo atenda cada vez melhor às necessidades da população”, concluiu Marcelo Santos.
A reunião contou com a presença de todos os deputados estaduais, e não apenas dos líderes de bancada e partidos. Isso permitiu um diálogo mais amplo e inclusivo, fazendo com que todos fossem ouvidos e contribuíssem para as decisões que envolvem o Estado e suas comunidades. “Como presidente, valorizo e trabalho para garantir que cada parlamentar tenha espaço para expressar suas ideias e influenciar as decisões que envolvem os capixabas”, ressaltou.