segunda-feira, 21 de abril de 2025

Câmara de Vitória desiste de alugar nova sede e mudança é descartada

 

Após sinalizar, em primeira mão para a reportagem do Folha Vitória, em dezembro do ano passado, que o antigo Aeroporto de Vitória poderia abrigar a Câmara de Vereadores da Capital, o presidente do Legislativo municipal, Leandro Piquet (Republicanos), divulgou um comunicado nesta sexta-feira (8), em que é informado que a Casa continuará a funcionar em sua antiga sede, na Avenida Beira-Mar.

No texto da nota encaminhada pela assessoria de imprensa da Câmara, é destacado como impeditivo para a mudança de sede do Legislativo o fato de a Comissão Permanente de Engenharia de Avaliações (Copea) – órgão avaliador da Prefeitura de Vitória – ter avaliado o espaço que estava sendo negociado pela Casa, via seu presidente, com valores abaixo do mercado imobiliário.

A avaliação feita pelo Copea teria ocasionado a desistência do responsável pela área em alugar o espaço para funcionamento da Câmara, conforme explica a nota divulgada nesta sexta.

“Após diálogo inaugurado na Consulta Pública 01/2023, publicada no diário oficial do dia 09/10/2023, entre a Câmara Municipal, o COPEA (Comissão Permanente de Engenharia de Avaliações – órgão avaliador da Prefeitura de Vitória) e proponente acerca de avaliação imobiliária, não foi possível prosseguir com o processo de mudança da sede do poder legislativo do poder municipal da capital. Uma vez que o proponente entendeu que os valores sugeridos pelo órgão de fiscalização não levaram em considerações elementos considerados fundamentais para a composição do valor final (custo da operação, valor da reforma, gastos de locação e despesas tributárias)”, diz trecho do comunicado.

Na mesma nota, a Câmara dá por encerrado, pelo menos por enquanto, o processo de mudança para o qual estava se preparando desde o ano passado. E, por fim, ressalta que continuará o diálogo com todos os vereadores da Casa, visando a uma alternativa que “amplie o acesso dos cidadãos aos trabalhos do parlamento”.

“Em razão do exposto, a presidência da CMV dá por encerrado este processo, reafirmando seu compromisso com a readequação estrutural da sede atual. A câmara ainda informa que abrirá diálogo com os vereadores para a criação de novas alternativas que ampliem o acesso dos cidadãos aos trabalhos do parlamento. Dentre elas, o deslocamento dos serviços administrativos da CMV para o Centro de Vitória. E a criação de gabinetes volantes para que os vereadores exerçam suas atividades em diferentes localidades”, conclui a nota.

Possibilidade de aluguel

Em outubro do ano passado, Piquet convocou entrevista coletiva para informar que seria publicado um chamamento público visando à locação de imóvel para abrigar a nova sede do Legislativo da Capital.

Na ocasião, o presidente destacou que um dos principais motivos para a mudança da atual estrutura da Câmara para outro imóvel se devia ao fato de os três prédios – incluindo o plenário – que hoje compõem a casa estarem em condições precárias, impondo riscos aos servidores e à população.

Ele reforçou, também no ano passado, que mudança da sede do Legislativo da Capital estava amparada em um parecer técnico emitido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea).

No documento emitido em maio de 2023, o Crea apontava uma série de problemas estruturais nos três prédios que formam a Câmara e que estão situados em uma área de cerca de 3.500 metros quadrados.

Matéria relacionada

Homem é preso suspeito de oferecer drogas e estuprar adolescentes no Sul do ES

Homem é preso suspeito de oferecer drogas e estuprar adolescentes no Sul do ES

Um homem de 33 anos foi preso na tarde de terça-feira (15), no bairro Recanto, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, por envolvimento em crimes contra adolescentes

Alexandre Puppim é o escolhido de Casagrande para vaga de desembargador

Alexandre Puppim é o escolhido de Casagrande para vaga de desembargador

O advogado Alexandre Puppim será o novo desembargador o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Ele foi escolhido pelo governador Renato Casagrande (PSB), que anunciou decisão na tarde desta

Festival da torta capixaba com pratos a partir de R$ 20 em Vitória

Festival da torta capixaba com pratos a partir de R$ 20 em Vitória

O recanto mais bucólico da capital, a Ilha das Caieiras, se transforma no epicentro de uma das celebrações mais tradicionais da Semana Santa no Espírito Santo nesta semana. O Festival

Feriado de Páscoa será com previsão de chuva no ES e Vitória tem chuvas acima da média

Feriado de Páscoa será com previsão de chuva no ES e Vitória tem chuvas acima da média

A região central do Estado poderá ter chuva moderada a forte durante o feriadão de Páscoa, já nesta quinta-feira (17), segundo a Climatempo. De acordo com a empresa, o cenário é

Psicóloga é esfaqueada por inquilina clandestina em Vitória

Psicóloga é esfaqueada por inquilina clandestina em Vitória

Uma psicóloga de 52 anos foi esfaqueada por uma mulher que morava em seu apartamento em Santa Lúcia, Vitória, na noite desta terça-feira (15). A mulher foi ferida com golpes nas costas

Navio é alvo de operação da PF no Porto de Ubu, em Anchieta

Navio é alvo de operação da PF no Porto de Ubu, em Anchieta

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (16) no Complexo de Ubu, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. A ação mobilizou viaturas da Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *