O Presidente da Câmara Municipal de Vitória, Leandro Piquet, participa em Brasília, entre os dias 11 e 13 de dezembro, do 1º Congresso de Defesa da Integridade: Novos paradigmas para a Defesa da Probidade. O Legislativo Municipal entra com o trabalho “Transformação e Governança: Caminhos para a Modernização Administrativa”, inserido no eixo temático “Prevenção e Governança”.
O evento é promovido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para incentivar o diálogo entre a Academia e as instituições públicas sobre temas relacionados à probidade administrativa, combate a corrupção e governança.
O material apresentado pela Câmara de Vitória destaca as ações de gestão aplicadas na Casa, que priorizam a transparência, a eficiência e um olhar técnico na administração pública.
Entre as iniciativas aplicadas, estão a reformulação administrativa, com o levantamento detalhado de informações sobre estrutura, gestão de custos, recursos humanos e documentos; e a Gestão estratégica de dados, com a criação de uma ampla base para decisões mais ágeis e precisas.
Além disso, foi destacado também o processo de modernização da Casa que otimizou as contratações e o acompanhamento real dos gastos. A gestão eletrônica de documentos, juntamente com a digitalização, propiciou que a Câmara de Vitória reduzisse em 12% seu consumo de papel e material, consoante com o propósito de sustentabilidade e de redução da pegada de carbono.
As boas práticas que compõem esse conjunto de ações consolidaram um modelo de gestão mais eficiente, sustentável e transparente, possível de ser replicado para outros Parlamentos.
“É uma honra ver as nossas ações sendo compartilhadas e valorizadas em um evento dessa relevância, fortalecendo nosso compromisso com a transparência e a modernização administrativa”, afirmou o presidente Leandro Piquet.
Prestação de contas
Priorizando a transparência, a Câmara de Vitória também divulgou o balanço das ações administrativas implementadas entre os anos de 2021 e 2024, no Relatório de Prestação de Contas.
O material destaca a transformação da Câmara, que passou a focar em um trabalho mais técnico, priorizando a transparência.
Dentre as iniciativas realizadas no período, estão a implantação de um novo Portal da Transparência, a adoção de pregões eletrônicos, a implementação de auditorias internas rigorosas e a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Em relação à Gestão de pessoas, também foi realizado concurso público, reformulação da estrutura administrativa e a contratação de residentes de nível superior, fortalecendo ainda mais o perfil técnico da Casa.
Graças a esses esforços, o Legislativo Municipal foi premiado duas vezes o Selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, desenvolvido pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Confira a íntegra do relatório aqui. (https://www.cmv.es.gov.br/uploads/filemanager/relatorio-de-gestao/relat
oriodegestaocmv2024v12.pdf)