O empresário e ex-deputado José Carlos Gratz confirmou que é pré-candidato a deputado estadual após ouvir vários amigos e lideranças de norte a sul do Estado. Em sua última reeleição, em 2002 (para o quarto mandato), há 22 anos, conseguiu expressiva votação. Gratz presidiu a Assembleia Legislativa no período entre 1997 e 2002, ou seja, por três biênios consecutivos.
Sobre a sua atuação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, Gratz destacou: “Quando fui eleito pela primeira vez, em 1990, o Estado tinha 62 cidades, quando sai tinha 78. Além disso, contribuí na criação do projeto da nova sede da Assembleia. Nós trabalhávamos prédio da Cidade Alta, totalmente ultrapassado, com riscos de incêndios, muito mofo, goteiras e desabamentos. Mesmo com algumas pessoas contrárias, dei este presente ao povo capixaba. Um prédio digno para funcionar o Legislativo Estadual”, lembrou Gratz.
Com vários mandatos de deputado estadual, sendo por diversas vezes presidente da Assembleia Legislativa, José Carlos Gratz é natural de Ibiraçu no Norte do Espírito Santo. Tem como legado ter em seus mandatos ajudando decididamente a emancipar 12 novas regiões que se tornaram municípios. Gratz mora na Praia do Canto, onde dá plantão pela manhã e atende dezenas de amigos quase todos os dias.
Por que Gratz volta para a política?
Foi para atender milhares de amigos, por onde vou nos 78 municípios sou convidado a ser candidato novamente a deputado estadual.
Já tem ideia de uma plataforma de trabalho?
– Fazer projetos que tragam benefícios para o povo menos favorecido, trazer benefícios para as comunidades mais carentes.
Já está conversando com partidos?
Minha linha de ação é mais para a direita. Já estou namorando com o Democrata Cristão (DC). Tenho conversado sobre projetos com o presidente estadual, Marcus Caran.
Como o eleitor te recebe por onde vai?
Com festa e cobrança para eu voltar a ser candidato. Eles alegam que falo a linguagem do trabalhador, da dona de casa, do povo do morro e que falta alguém que os representem de verdade na Assembleia Legislativa.
Qual sua agenda para o início do ano?
Vou frequentar, como sempre, os ensaios das escolas de sambas e blocos, jogos de futebol, as praias e visitar amigos. Aqueles que quiserem me convidar, estou à disposição.
Como está sua motivação para esta volta? E a família aceitou sem problema?
Sim todos estão comigo, me dão força, pois sabem que a política corre em minhas veias. A Rita minha esposa, filhos e parentes, já estão conversando com os amigos.
Como se encontra o Gratz?
Para um bate papo, estou nas redes sociais, também para os convites para eventos.
E a situação perante o TRE?
– Totalmente livre para votar e ser votado!