sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Tráfico de drogas dentro do hospital Silvio Ávidos em Colatina

 

 

Uma operação realizada está semana  no Hospital Estadual Sílvio Avidos, em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, desmantelou um esquema de tráfico de drogas e extorsão dentro da unidade. Segundo a Polícia Civil e a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), o comércio dos entorpecentes seria feito por dois funcionários que ameaçavam presos do regime semiaberto que trabalham na unidade para que comprassem e revendessem as drogas.

overlay-cleverCloseClose

A operação foi realizada pela Sejus e pelo Departamento de Investigação de Narcóticos (Denarc) da PC. As investigações foram iniciadas a partir de levantamentos da Polícia Penal e da Polícia Militar após denúncias.

As investigações foram iniciadas a partir de levantamentos da Polícia Penal, que participou da operação.

As investigações foram iniciadas a partir de levantamentos da Polícia Penal, que participou da operação.

Segundo as corporações, os levantamentos apontam que os presos do semiaberto seriam ameaçados pelo coordenador do núcleo de trabalho do hospital, responsável por monitorar a atividade deles na unidade.

O funcionário extorquia dinheiro deles e dos familiares, além de ameaçar a dupla de desligamento do programa de ressocialização. Parte do dinheiro era utilizada para o tráfico de drogas nas dependências do local.

Os servidores públicos obrigavam também os internos a comprarem os entorpecentes com traficantes de Colatina e Baixo Guandu e, na sequência, revendê-los. Os presos ainda eram obrigados a repassar os valores da venda aos funcionários investigados.

Segundo o responsável pela investigação, o Deverly Pereira Júnior, o comércio de drogas dentro do hospital acontecia há alguns meses.

“Conforme as denúncias relatam, já tinham alguns meses que essa prática acontecia. A Sejus e a Delegacia de Narcóticos do município também já tinham observado movimentações estranhas, além da trocas de objetos entre os presos e os funcionários. O que vamos tentar, ao longo do inquérito, é evidenciar como sendo um comércio da droga”, afirma o delegado.

Material apreendido

Os materiais que comprovam o comércio de entorpecentes dentro do hospital foram encontrados em um sótão. No local, foram apreendidas embalagens de drogas e material para o uso de crack e cocaína, completou Deverly.

“Nós pedimos mandados de buscas e apreensão para o hospital e para as residências desses funcionários. Nada foi achado nas casas, mas no hospital foi encontrado material de uso próprio. Papelotes de cocaína, lata e cachimbo para uso de crack estavam no sótão do centro cirúrgico. Um local de difícil acesso onde só o pessoal que trabalha na manutenção chega lá”, afirma o delegado.

Galeria Material para uso de drogas foram encontrados em hospital de ColatinaMaterial para uso de drogas foram encontrados em hospital de Colatina

Material para uso de drogas foram encontrados em hospital de Colatina

Os dois funcionários foram conduzidos à Delegacia Regional do município, onde foram ouvidos e liberados. Segundo o delegado, a investigação continua para comprovar a participação deles no esquema.

Se comprovada, os investigados poderão responder pela prática dos delitos de extorsão, tráfico e associação para o tráfico de drogas.

“Até o final da investigação, esses funcionários serão ouvidos e interrogados, e a partir daí e dos outros elementos que temos, filmagens e quebra de sigilo, vamos tentar comprovar essas denúncias”, disse.

O delegado também disse que o material foi levado para a Delegacia e, posteriormente, será encaminhado à perícia.

Operação investiga dois funcionários suspeitos de fornecer drogas a presos em hospital de Colatina

Operação investiga dois funcionários suspeitos de fornecer drogas a presos que trabalhavam no hospital de Colatina.

O que diz a Sesa

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), responsável pelo do Hospital Estadual Silvio Avidos, informou que os servidores envolvidos na operação serão afastados de suas atividades e terão as condutas laborais apuradas por meio de processos de sindicância.

A Sesa disse ainda que está à disposição das autoridades policiais para colaborar com as investigações.

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima