Um policial militar de folga foi baleado na Rodovia Serafim Derenzi, no bairro São Pedro em Vitória, por volta das 23h de segunda-feira (25). A Polícia Militar (PM) informou que, conforme o relato de testemunhas, o soldado – integrante da Força Tática do 1º Batalhão – foi surpreendido enquanto falava ao telefone.
A corporação apurou que o suspeito, identificado como Daniel do Espírito Santo, de 51 anos, entrou em luta corporal com o agente e conseguiu desarmá-lo, efetuando dois disparos que atingiram a vítima na região da virilha. A confusão foi flagrada por câmeras de segurança.
As imagens mostram o soldado e Daniel inicialmente conversando. Momentos depois, eles iniciam uma discussão e o suspeito faz um gesto apontando em direção ao policial. O militar faz um movimento como se fosse embora, mas antes dá a mão ao suspeito.
Quando a vítima se aproxima, dá um tapa em Daniel e a briga começa. Eles passam um tempo no chão em luta corporal. Ao final, o agente da PM tenta se levantar, já ferido pelos disparos.
O soldado foi socorrido por policiais militares que atenderam à ocorrência, com ajuda de populares. Ele foi colocado em uma viatura e levado para o Pronto Atendimento (PA) de São Pedro. Durante o deslocamento, outro policial iniciou os primeiros socorros para conter a hemorragia. Não há informações sobre o estado de saúde dele.
A Polícia Militar afirmou que policiais realizaram buscas na região e localizaram a casa do suspeito. Segundo a corporação, Daniel confirmou ter efetuado os disparos contra o soldado e disse que a arma roubada estava em uma escada no quintal de sua residência. Ele foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória.
“A Polícia Militar do Espírito Santo reforça seu compromisso com a transparência e a ética no serviço público, informando que está ciente do ocorrido e que todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para apurar a conduta do policial militar envolvido”, informou a corporação.
A Polícia Civil informou que Daniel foi autuado em flagrante por tentativa de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, e encaminhado ao sistema prisional.