Sete ônibus foram atacados na noite desta terça-feira (26) na Avenida Serafim Derenzi, em Vitória, após morte de um traficante na região da Grande São Pedro. A informação divulgada inicialmente pelo Sindirodoviários contabilizava seis veículos vandalizados.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram dois coletivos, das linhas 535 e 302, apedrejados e com a presença de viaturas da Polícia Militar próximas.
Na segunda-feira (25), outros cinco ônibus foram alvo de criminosos após a morte de um jovem em confronto com a Polícia Militar no bairro da Penha. Um carro de reportagem também foi atacado.
Segundo Carlos Eduardo, representante do sindicato, os veículos danificados são da Viação Grande Vitória e por conta dos ataques, todos os coletivos foram recolhidos para a garagem por medida de segurança dos trabalhadores e usuários.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) confirmou os ataques e destacou que as empresas responsáveis pelos coletivos informam que 7 ônibus do Sistema Transcol foram apedrejados na região da Grande São Pedro. Os veículos tiveram janelas, para-brisas e portas danificados. Não houve feridos.
O secretário de Estado de Segurança Leonardo Damasceno confirmou a ligação entre a morte do traficante e os ataques aos ônibus. Segundo ele, uma pessoa foi presa por conta dos ataques aos coletivos.