Seis suspeitos de integrarem ‘Gangue da Hilux’ foram presos durante operação realizada pela Polícia Civil nesta terça-feira (22). Dois suspeitos foram presos em João Neiva, três receptadores foram presos em uma fazenda em Santa Leopoldina e um outro suspeito preso em Baixo Guandu. O líder da organização criminosa, identificado como Felipe da Vitória, não foi encontrado durante as buscas.
Durante as buscas, Felipe chegou a ser localizado, porém fugiu da polícia dando inicio a uma perseguição. Ele jogou o carro em que estava em uma mata e o veículo acabou capotando. O suspeito conseguiu se evadir do local.
De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV), delegado Luiz Gustavo Ximenes, Felipe fornece os equipamentos eletrônicos usados durante os furtos e também realiza treinamento para instruir os seus comparsas. As caminhonetes são levadas a um receptador e depois transportadas para outro estado e também para o exterior.
Ainda de acordo com o delegado, os criminosos usam uma chave de fenda para adentrar nos veículos, acessam o chicote – um conjunto de fios, cabos e conectores que interliga os diferentes sistemas elétricos e eletrônicos de um veículo -, encaixam um, equipamento menor, kit que pode ser encontrado a venda pela internet, após o encaixe usam um equipamento maior com cerca de 5 polegadas que faz a leitura e usam uma chave que é um emulador que vai ligar o veículo.
A Polícia Civil ainda investigará aqueles que concederam o seu CNPJ para a compra desses aparelhos eletrônicos, visto que só podem efetuar a compra aqueles que tem experiência em chaveiro.