Visando contribuir para a redução do índice de violência contra a mulher, a Secretaria das Mulheres da Prefeitura de Vila Velha firmou uma parceria com a Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), da Polícia Civil, para realização do projeto “Homem que é Homem” no município. A solenidade de lançamento vai acontecer nesta terça-feira (14), às 14 horas, no auditório da Prefeitura de Vila Velha.
O projeto prevê a realização de palestras dirigidas a homens que foram denunciados nas delegacias por terem cometido violência contra a mulher. Durante os encontros são abordados tema a conscientização sobre a importância de repensar comportamentos e atitudes que reproduzem o machismo. A iniciativa integra as ações permanentes da Secretaria das Mulheres, que visa trabalhar de forma efetiva na prevenção e enfrentamento da violência no município.
De acordo com os dados levantados pela Gerência de Proteção à Mulher da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), desde a implementação do projeto, no ano de 2015, aproximadamente 1.500 homens fizeram parte de ciclos do grupo reflexivo do Projeto Homem que é Homem. A reincidência está em torno de 1%.
A secretária de Políticas Públicas para as Mulheres de Vila Velha, Lyza Herzog, afirma que o objetivo dessa ação é fortalecer o papel dos homens como aliados na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
“O projeto ‘Homem que é Homem’ é um convite à reflexão. Queremos mostrar que ser homem de verdade é ter empatia, responsabilidade e respeito. A luta contra a violência de gênero não é apenas das mulheres, é um compromisso de todos nós”, destacou a secretária Lyza Herzog.
Projeto Homem que é Homem
Lançado em 2015 e idealizado por psicólogas e assistentes sociais da Polícia Civil, o Projeto Homem que é Homem foi desenvolvido para contribuir para a redução do índice de reincidência de violência contra a mulher no Estado do Espírito Santo.
No projeto, homens denunciados nas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam’s) são convocados a participar de um ciclo de palestras com temas voltados para a desconstrução de ideias sexistas e machistas, a fim de estimular formas pacíficas de lidar com os conflitos.
Serviço
Solenidade de lançamento do Projeto Homem que é Homem
Data: Terça-feira (14), às 14 horas
Local: Auditório da Prefeitura de Vila Velha – Avenida Santa Leopoldina, 840, Praia de Itaparica.