domingo, 23 de fevereiro de 2025

Policial Militar é preso por agredir e xingar delegado durante blitz da Lei Seca em Vitória

 

 

Um cabo da Polícia Militar do Espírito Santo foi preso após agredir e xingar um delegado da Polícia Civil durante uma blitz da Lei Seca em Vitória, na madrugada deste domingo (24).

Segundo as informações iniciais, o militar apresentava sinais de embriaguez e se alterou porque o motorista do veículo em que ele estava como passageiro foi multado por se negar a fazer o teste do bafômetro.

Segundo relatos, o veículo foi abordado na rua Marília de Rezende Scarton Coutinho, na Enseada do Suá, para fiscalização.

Após todos desembarcarem, o condutor recusou o teste do bafômetro, e, quando a polícia informou que seria lavrado um auto de infração, o homem que estava no carona, que se identificou como policial militar, tentou interferir, sugerindo que a autuação não fosse aplicada.

Diante da negativa dos agentes, o policial se exaltou e xingou o delegado chefe da Divisão Especializada de Delitos de Trânsito da Polícia Civil, Maurício Gonçalves da Rocha, responsável pela operação. Quando foi dada voz de prisão, o militar não se deixou algemar, caindo no chão com os agentes da corporação civil, enquanto o delegado pedia para que se acalmasse e cooperasse.

O militar insistiu que não precisava ser algemado e, após todos terem se levantado, aproveitou-se de um momento de distração do delegado, que falava ao celular, para lhe dar um soco na região da orelha. Cinco pessoas teriam sido necessárias para contê-lo enquanto gritava ameaças, sendo que, além do delegado, outro policial teria ficado ferido.

Questionada, a Polícia Civil disse que o policial militar foi conduzido à Delegacia Regional de Vitória, onde foi autuado, em flagrante, duas vezes por lesão corporal praticada contra autoridade policial no exercício da função, por patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da qualidade de funcionário, por resistência à ação policial e por desacato a funcionário público.

O policial foi encaminhado ao presídio Militar, no Quartel do Comando Geral (QCG) da Polícia Militar, à disposição da Justiça.

A corporação não informou sobre autuações do motorista que se negou a fazer o teste do bafômetro.

Questionada sobre o caso, a PM disse que adotará todas as medidas necessárias e cabíveis para apurar a conduta do policial militar envolvido no fato. A corporação não divulgou o nome do policial autuado.

Sindicato se manifesta sobre o caso

Na tarde deste domingo, o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Espírito Santo (Sindepes) publicou uma nota de solidariedade e repúdio ao delegado Maurício Gonçalves da Rocha e ao oficial investigador de polícia da equipe da Delegacia de Divisão de Trânsito.

‘No exercício das funções, foram desacatados, ameaçados e seriamente agredidos por um policial militar em visível estado de embriaguez durante uma abordagem realizada pelas equipes da PCES, Departamento de Trânsito do Espírito Santo (Detran) e Guarda Municipal de Vitória”, diz a nota.

A nota diz ainda que as entendida estará vigilante na apuração dos fatos. “Este episódio não apenas agride a figura dos policiais civis envolvidos, coo também atenta contra o respeito mútuo que deve nortear as relações entre os integrantes das instituições de segurança pública”, finaliza.

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

Carnaval de Vitória: grande dia com os desfiles do Grupo Especial

O momento mais esperado para os foliões. Neste sábado (22), as escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória entram no Sambão do Povo em busca do título de campeã.Vão

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de violência doméstica em Marechal Floriano

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Marechal Floriano, prendeu em flagrante, nesta sexta-feira (21), um homem de 25 anos suspeito de violência

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Operação contra traficante do ES no RJ tem intenso tiroteio e atinge casa de moradores

Uma operação para prender um traficante do Espírito Santo no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, teve intenso confronto entre policiais civis e criminosos na manhã

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

Rio Branco de Venda Nova faz história e se classifica na Copa do Brasil

O Rio Branco de Venda Nova fez história no Kleber Andrade, na noite desta quinta-feira (20). Um dos dois representantes do Estado na Copa do Brasil, o Tricolor Polenteiro venceu

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Câmara de Vitória dá prazo de 180 dias para quiosques se adequarem às exigências da SPU

Mais prazo para se adequarem às exigências da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) do Espírito Santo. Esta foi a principal solicitação dos empreendedores da Curva da Jurema e da

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

Polícia Militar anuncia operações para o Carnaval 2025 no ES

A Polícia Militar do Espírito Santo intensificará as ações de segurança durante o Carnaval 2025 para garantir a tranquilidade da população e dos turistas.Durante uma coletiva de imprensa realizada na