segunda-feira, 22 de junho de 2026

Morre lavrador que recebeu dose excessiva de medicamento em hospital de Vitória

Morreu na madrugada deste domingo (21), o lavrador Gilberto Aurich, de 30 anos, que estava internado na UTI desde abril no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, segundo a família. Ele teria recebido de um enfermeiro, medicação sedativa em dose excessiva e incompatível com seu quadro clínico.

Segundo as informações, por volta da 1 hora da manhã, Gilberto sofreu uma parada cardíaca de aproximadamente 40 minutos. Apesar das tentativas de reanimação, a família foi comunicada do óbito às 11 horas.

O irmão dele, que reside na capital, já esteve no local para realizar o reconhecimento do corpo. Os familiares de Itaguaçu, no Noroeste do Espírito Santo, de onde é a família do lavrador, iriam vir para Vitória para entregar a documentação necessária e liberar o corpo, que, posteriormente, será trasladado para a cidade no interior do Estado para os atos fúnebres.

Entenda o caso
No dia 4 de abril, o lavrador, que era morador de Itaguaçu, no Noroeste do Espírito Santo, sofreu acidente doméstico, com fratura mandibular diagnosticada clinicamente.

Ele foi encaminhado por médica assistente e deu entrada no hospital em Vitória cerca de quatro dias depois, onde foi informado de que seria submetido a procedimento cirúrgico.

O procedimento, contudo, não chegou a ser realizado, permanecendo o paciente internado em estado de espera por vários dias. Durante a internação, diante de quadro de abstinência e elevada ansiedade, o paciente necessitou de medicação sedativa, disse o advogado Leandro Sarnaglia.

Segundo o advogado Leandro Sarnaglia, que representa o lavrador e sua família, o enfermeiro teria utilizado indevidamente as credenciais de acesso (senha) de um médico para ministrar ao paciente medicação sedativa em dose excessiva e incompatível com seu quadro clínico.

“Em decorrência direta desse evento, no dia 10, Gilberto Aurich sofreu parada cardiorrespiratória com duração aproximada de 12 minutos, sendo necessária reanimação com uso de desfibrilador. Desde então, o paciente encontra-se internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em coma”, informou o advogado.

Enfermeiro demitido
Um enfermeiro que atuava no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) foi demitido por justa causa após o paciente ir parar na UTI. A demissão foi informada, no dia 21 de abril pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Por meio de nota, a Sesa informou que o HEUE adotou as seguintes providências diante do caso: a notificação foi realizada junto ao Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e ao Conselho Regional de Medicina (CRM), conforme os protocolos estabelecidos; o profissional de enfermagem foi demitido por justa causa e foi instaurado o protocolo para comunicação com a família do paciente.

Além disso, foi aberta uma “notícia de fato” à Polícia Civil pelo setor jurídico da Associação Evangélica Beneficente Espírito-Santense (Aebes); e a investigação sobre o ocorrido segue em andamento, com o evento devidamente registrado.

“A Secretaria destaca que atua com segurança e respeito aos direitos dos pacientes e seus familiares, além de garantir a condução das investigações de forma criteriosa e conforme a legislação vigente”, destacou a Sesa por meio da nota.

Matéria relacionada

Rio Branco perde para o Uberlândia no Kleber Andrade e se complica na Série D

Rio Branco perde para o Uberlândia no Kleber Andrade e se complica na Série D

O Rio Branco foi derrotado pelo Uberlândia por 2 a 0 na tarde deste domingo (21), no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, pela Série D do Campeonato Brasileiro. Com o

Greve nacional de garis a partir desta segunda-feira tem adesão no ES

Greve nacional de garis a partir desta segunda-feira tem adesão no ES

Trabalhadores da limpeza urbana do Espírito Santo anunciaram adesão a greve nacional que acontecerá a partir desta segunda-feira (22). A mobilização nacional da categoria tem como principal reivindicação a aprovação

Inscrições para programa de estágio com mais de 2 mil vagas e bolsa de até R$ 1.081,51

Inscrições para programa de estágio com mais de 2 mil vagas e bolsa de até R$ 1.081,51

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Valores, iniciativa do Governo do Estado que oferece oportunidades de estágio para estudantes interessados em adquirir experiência profissional na administração pública. O

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e de cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), deflagrou, nesta sexta-feira (19), a Operação

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Todas as coisas cooperam para o bem! O público de Cariacica pode se preparar para uma noite de muita emoção neste sábado (20), durante o primeiro dia das comemorações pelos

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Com a chegada da Copa do Mundo 2026, as pessoas ficam mais animadas e desatentas na internet, e esta é a combinação perfeita para cair em golpes digitais. A Kaspersky,