segunda-feira, 21 de abril de 2025

Ex-policial que matou músico é demitido e transferido para presídio comum no ES

O policial militar Lucas Torrezani de Oliveira preso por atirar e matar o músico Guilherme Rocha por causa de som alto em um condomínio em Vitória em 2023 foi demitido e transferido para um presídio comum. A decisão ainda cabe recurso.

O ex-soldado foi levado para a Penitenciária de Segurança Média 1 em Viana na Região Metropolitana de Vitória, nesta terça-feira (18).

Torrezani está detido desde o crime que aconteceu em 2023. Câmeras de vídeo monitoramento registraram a morte do músico, então vizinho de Torrezani.

Em setembro de 2024, o Conselho de Disciplina da Corregedoria da Polícia Militar do Espírito Santo decidiu pela demissão do ex-militar, mas a decisão dependia de homologação pela corporação para que ele fosse efetivamente desligado.

A defesa de Torrezani entrou com um pedido de habeas corpus na terça-feira (18) para que ele não fosse transferido para um presídio comum. Mas o pedido foi negado pelo magistrado de plantão, que entendeu que a situação não se enquadrava nas hipóteses de urgência previstas.

Antes da transferência, o ex-PM estava preso no presídio militar localizado no Quartel Geral desde o dia 17 de abril de 2023.

A defesa de Torrezani disse que vai recorrer da decisão. Além disso, a defesa apontou que a transferência foi precipitada e prematura, sem a devida observância dos riscos que o ex-soldado está exposto dentro do sistema prisional.

Por isso, os advogados Anna Santos e Leandro C. De Oliveira apontam que por ter servido como policial militar por vários anos ele corre risco dentro do sistema prisional.

Relembre o caso

O crime aconteceu na madrugada do dia 17 de abril de 2023 e a ação foi filmada, mostrando inclusive o momento em que o policial militar atirou no vizinho. Lucas atirou em Guilherme após a vítima reclamar do som alto em frente ao seu apartamento, dentro do condomínio em que os dois moravam no bairro Jardim Camburi.

Na madrugada do crime, após a vítima pedir por três vezes para que Lucas Torrezani, Jordan Ribeiro de Oliveira e um terceiro amigo que estava no local diminuíssem o barulho, uma discussão aconteceu.

Durante a briga, Jordan deu um empurrão em Guilherme que o fez perder o equilíbrio, sem chance de se defender.

Na sequência, o disparo foi feito por Lucas, e não esboçou nenhuma reação, continuou segurando a arma, deu um gole na bebida e apenas assistiu à agonia de Guilherme no chão.

Matéria relacionada

Homem é preso suspeito de oferecer drogas e estuprar adolescentes no Sul do ES

Homem é preso suspeito de oferecer drogas e estuprar adolescentes no Sul do ES

Um homem de 33 anos foi preso na tarde de terça-feira (15), no bairro Recanto, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, por envolvimento em crimes contra adolescentes

Alexandre Puppim é o escolhido de Casagrande para vaga de desembargador

Alexandre Puppim é o escolhido de Casagrande para vaga de desembargador

O advogado Alexandre Puppim será o novo desembargador o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). Ele foi escolhido pelo governador Renato Casagrande (PSB), que anunciou decisão na tarde desta

Festival da torta capixaba com pratos a partir de R$ 20 em Vitória

Festival da torta capixaba com pratos a partir de R$ 20 em Vitória

O recanto mais bucólico da capital, a Ilha das Caieiras, se transforma no epicentro de uma das celebrações mais tradicionais da Semana Santa no Espírito Santo nesta semana. O Festival

Feriado de Páscoa será com previsão de chuva no ES e Vitória tem chuvas acima da média

Feriado de Páscoa será com previsão de chuva no ES e Vitória tem chuvas acima da média

A região central do Estado poderá ter chuva moderada a forte durante o feriadão de Páscoa, já nesta quinta-feira (17), segundo a Climatempo. De acordo com a empresa, o cenário é

Psicóloga é esfaqueada por inquilina clandestina em Vitória

Psicóloga é esfaqueada por inquilina clandestina em Vitória

Uma psicóloga de 52 anos foi esfaqueada por uma mulher que morava em seu apartamento em Santa Lúcia, Vitória, na noite desta terça-feira (15). A mulher foi ferida com golpes nas costas

Navio é alvo de operação da PF no Porto de Ubu, em Anchieta

Navio é alvo de operação da PF no Porto de Ubu, em Anchieta

Uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (16) no Complexo de Ubu, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo. A ação mobilizou viaturas da Polícia Federal