sexta-feira, 26 de junho de 2026

“Coiotes” ganham dinheiro de condutores para burlar blitze em Vitória

Durante as operações do Maio Amarelo, em Vitória, a Guarda Municipal identificou uma nova prática irregular para burlar as blitze: a ação de ‘coiotes do trânsito’, pessoas que recebem dinheiro de condutores em situação irregular para passar pelas fiscalizações, assumindo a direção e devolvendo os veículos logo à frente dos pontos de bloqueio.

Duas pessoas foram presas em flagrante por atuarem dessa forma, no último dia 30. Uma delas foi detida na descida da Segunda Ponte, a outra, na Avenida Fernando Ferrari. Nos dois casos, os suspeitos se apresentaram para liberar o carro de condutores abordados que se recusaram a fazer o teste do bafômetro.

Os detidos são motoristas de aplicativo, que não tiveram as identidades divulgadas, e cobravam até R$ 200 pelo serviço ilegal.

A prática foi descoberta após uma análise detalhada das 33 fiscalizações realizadas durante o mês de maio. Seus nomes foram detectados diversas vezes em análise dos autos de infração de recusa do teste de etilômetro lavrados.

O secretário de Segurança Urbana de Vitória, Amarílio Boni, falou sobre a conduta dos suspeitos e como chamou a ação chamou a atenção da equipe de inteligência.

“Verificamos que em várias dessas blitze havia pessoas observando o movimento, se posicionando antes e depois dos pontos de bloqueio. Em seguida, notamos que nomes de condutores habilitados apareciam repetidamente nos autos de infração por recusa ao teste do etilômetro. A partir disso, iniciamos um acompanhamento com uso de drones e agentes infiltrados, e conseguimos flagrar dois desses motoristas”, explicou Boni.

Os motoristas de aplicativo foram conduzidos para a Delegacia de Delitos de Trânsito e vão responder pelo crime previsto no artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O delegado lavrou termos circunstanciados e os motoristas foram liberados, com tendo que se apresentar quando convocado pela Justiça.

O crime previsto no artigo 310 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) consiste em “permitir, confiar ou entregar a direção de veículo automotor a pessoa não habilitada, com habilitação cassada ou com o direito de dirigir suspenso, ou, ainda, a quem, por seu estado de saúde, física ou mental, ou por embriaguez, não esteja em condições de conduzi-lo com segurança”, uma vez que, devolveram o carro a motoristas que se negaram a realizar o teste do etilômetro.

Prática vai continuar sendo monitorada

A desconfiança da Guarda Municipal começou quando as fiscalizações aumentaram, devido ao Maio Amarelo – mês de conscientização contra acidentes de trânsito -, e a prática ficou mais evidente. Os agentes perceberam um grande grupo de pessoas acompanhando o trabalho dos agentes e circulando próximo aos motoristas abordados.

A partir daí, a equipe de inteligência passou a verificar os registros, chegando a uma listagem de nomes repetidos, que foi compartilhada com a equipe de videomonitoramento e os agentes na rua.

Segundo o secretário, os “coiotes” agiam em momentos de vulnerabilidade dos motoristas abordados nas blitze.

“São duas práticas: eles começavam antes da abordagem, já na fila que se formava, avisando sobre a fiscalização e se oferecendo para atravessar o veículo. E, também, após a abordagem, se aproximavam dos condutores que recusaram o teste do bafômetro e que estavam ali fragilizados, muitas vezes ligando para familiares. Ofereciam, então, o serviço para liberar e assumir a direção do veículo, devolvendo o carro logo depois”, contou Amarílio.

Com os nomes em mãos, os dois suspeitos foram flagrados e detidos. Um dos presos admitiu ter cobrado R$ 130 para realizar o serviço. O outro chegou a cobrar R$ 200.

Entretanto, de acordo com o secretário, é correto afirmar que a prática foi disseminada, principalmente em grupos de aplicativos e a ação vai continuar sendo monitorada.

“A gente tem um número, uns que fizeram mais, e outros que fizeram menos. Não são só esses dois presos. Identificamos um grupo maior fazendo isso. É correto dizer que tem mais gente atuando dessa forma e são principalmente motoristas de aplicativo”, afirmou.

Segundo Amarílio, o trabalho de fiscalização vai continuar acontecendo.

“Temos um trabalho integrado das equipes, e uma lista com os coiotes já identificados disseminada nas blitze, câmeras focadas para ver as pessoas que se aproximam dos condutores e vamos reforçar para que, havendo possibilidade, a gente consiga fazer a prisão. […] Essas pessoas trazem um risco real à sociedade. Estão colaborando para que condutores alcoolizados continuem ao volante, o que pode resultar em tragédias, que é o que a gente trabalha para evitar”, completou o secretário.

Matéria relacionada

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Capixabas garantem medalhas na Copa Sudeste de Taekwondo

Os atletas capixabas do programa Bolsa Atleta, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), foram medalhistas na Copa Sudeste de Taekwondo. A competição foi realizada entre a última sexta-feira (19)

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

Litoral Sul do ES deve receber R$ 53 bilhões em investimentos até 2029

O litoral Sul do Espírito Santo tem cerca de R$ 53 bilhões em investimentos previstos até 2029, incluindo empresas como Petrobras, Samarco, Prio, Porto Central, Ecovias Capixaba, Shell e 3E

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Suspeito é preso no ES por usar ChatGPT para planejar morte do filho e outros ataques

Um lavrador de 36 anos foi preso por suspeita de usar o ChatGPT para planejar crimes e ameaçar o próprio filho, de 8 anos, com a intenção de evitar pagar

Himaba amplia a oferta de imunobiológicos especiais a bebês e crianças internadas na unidade

Himaba amplia a oferta de imunobiológicos especiais a bebês e crianças internadas na unidade

O Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), localizado em Vila Velha, ampliou, a partir deste mês de junho, a sua oferta de imunobiológicos especiais na unidade. O

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

Anúncio de R$ 50 milhões em investimentos na comemoração dos 136 anos de Cariacica

O governador do Estado, Ricardo Ferraço, participou, nesta quarta-feira (24), das comemorações pelos 136 anos de emancipação política de Cariacica. Durante a programação, que incluiu a transferência simbólica da Capital

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Grupo é denunciado por morte de engenheiro em tirolesa no Morro do Moreno

Quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MP-ES) pela morte do engenheiro João Paulo Sampaio dos Reis, de 47 anos, ocorrida em um acidente de tirolesa no Morro do