segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026

Você pratica sexo seguro (com preservativo)?

 

33% dos brasileiros já mantiveram relação sexual sem preservativo sem parceria fixa. 64% da população não usa preservativo na relação sexual, diz estudo.

A informação é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em 2021 pelo IBGE. 0,6% da população com mais de 18 anos, o que equivaleria a aproximadamente 1 milhão de pessoas afirmaram ter diagnóstico médico de IST (infecção sexualmente transmissível) ao longo de 2019.

Já a taca de transmissão do vírus HIV no Brasil aumentou 21% enquanto sofreu uma queda de 16% no restante do mundo, segundo o Unaids (programa das Nações Unidas, desenvolvido para prevenir o avanço do HIV.

As camisinhas (preservativos) são de fundamental importância na redução da incidência de IST. Além de evitar gravidez indesejadas, já que a iniciação sexual no nosso país está acontecendo com cada vez menos idade.

Dados do Sistema de informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc/SUS) mostram que um em cada sete nascimentos vem de mães adolescentes. 

O mais recente estudo da Famivita revelou que 64% da população não tem como hábito usar preservativo na relação sexual.

Em se tratando da faixa etária, do total geral de integrantes do estudo, 72% apontaram não ter o costume de usar camisinha, na idade entre 40 a 44 anos. Referente ao grupo dos 25 aos 29 anos, 68% explicaram não fazer essa utilização. O estudo também trouxe  a informação que 92% dos entrevistados têm ciência de que o preservativo evita as IST ‘s.

A evolução histórica do preservativo: 

A primeira camisinha com reservatório para o esperma surgiu em 1901, nos Estados Unidos, mas a maior evolução delas ocorreu com aquelas feitas de látex, a partir de 1880. Elas eram mais finas do que as iniciais, de borracha, necessitando de um menor trabalho para serem produzidas.

Estima-se que em 1935 cerca de 1,5 milhão camisinhas foram comercializadas nos Estados Unidos. Nos períodos seguintes, contudo, elas caíram em desuso, principalmente após o advento da pílula anticoncepcional. 

 

A partir de 1980, o HIV modificou a consciência mundial a respeito da sexualidade, principalmente quando se fala em sexo seguro. Assim, a camisinha voltou à cena, posto que é o único método capaz de reunir, em apenas uma ferramenta, a prevenção à gravidez indesejada e às infecções sexualmente transmissíveis.

No Brasil da década de 1980, por exemplo, começo da epidemia de HIV, os preservativos eram distribuídos apenas em datas específicas, como o Carnaval e o “Dia Mundial de Luta Contra Aids”, mas, de 1994 em diante, iniciou-se a distribuição ampla deles, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), facilitando o acesso da população.

Mas não adianta estar a disposição, é necessária a correta utilização do preservativo como forma de preservação da saúde sexual do indivíduo. Lembrando as mulheres que já temos também o preservativo feminino, então não fique refém do seu parceiro querer ou não usar a camisinha, use a feminina!

Cuide da sua saúde sexual!

 

Juliana Graça, sexóloga, palestrante, Terapeuta sexual, empreendedora da Juliana Graça Butique Íntima.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha da Vila.

Matéria relacionada

Euclério Sampaio reafirma apoio ao projeto de Renato Casagrande e Ricardo Ferraço ao governo

Euclério Sampaio reafirma apoio ao projeto de Renato Casagrande e Ricardo Ferraço ao governo

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, é reconhecido no meio político por sua personalidade firme e posicionamentos claros, características que o consolidaram como uma liderança respeitada no Espírito Santo. Diante

POLÍTICA: “Resumo da Ópera”

POLÍTICA: “Resumo da Ópera”

As últimas movimentações do tabuleiro político do Espírito Santo mostraram que chegou a hora de separar homens e meninos. A conversa ficou séria e colocou no xadrez improváveis composições para

​Prefeitura de Vila Velha recebe Selo Diamante em Transparência 2025

​Prefeitura de Vila Velha recebe Selo Diamante em Transparência 2025

A Prefeitura de Vila Velha reafirmou, nesta quarta-feira (11), sua posição como referência capixaba em gestão pública de excelência. O prefeito Arnaldinho Borgo recebeu oficialmente o Selo Diamante em Transparência

Em auditoria, TCE-ES vai fiscalizar contrato entre município de Marechal Floriano e OS na área de saúde

Em auditoria, TCE-ES vai fiscalizar contrato entre município de Marechal Floriano e OS na área de saúde

O Plenário do TCE-ES decidiu iniciar uma auditoria para verificar os indícios de irregularidades no contrato de gestão para a área da saúde celebrado entre o município de Marechal Floriano e o Instituto de Apoio ao Meio Ambiente, Saúde

Operação Carnaval 2026 é discutida em reunião com forças de segurança e secretarias

Operação Carnaval 2026 é discutida em reunião com forças de segurança e secretarias

A Prefeitura de Presidente Kennedy realizou, nesta quarta-feira (11), reunião estratégica para definir as ações da Operação Carnaval 2026. O encontro reuniu representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Segurança

Carnaval tradicional centenário pede passagem nas ruas da Barra do Jucu

Carnaval tradicional centenário pede passagem nas ruas da Barra do Jucu

Entre novidades e surpresas, o carnaval tradicional da Barra do Jucu, em Vila Velha, pede passagem na segunda-feira (16), a partir das 15 horas, quando os mascarados se juntam à

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *