quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

O que é sexo “normal” pra você?

 

A sexualidade deve ser encarada sob três critérios fundamentais:

Biológico

Sociocultural

Psicológico

Quando tentamos definir o que é sexo “normal” ou “anormal”, temos que analisar conforme esses critérios. Então, vamos ver que o conceito de normalidade varia de acordo com o ângulo em que um fato é considerado. Podemos dizer que há uma normalidade social, uma normalidade funcional ou biológica e uma normalidade pessoal ou psicológica.

Do ponto de vista sociológico, sexo “normal” é aquele praticado pela maioria dos indivíduos que compõem um grupo social. Há padrões culturais que definem a normalidade sociológica, tudo que foge dessa regra é considerado desvio (parafilia).

As sociedades são dinâmicas. Assim, o que é “normal” hoje pode ser “anormal” amanhã, e vice-versa, uma vez que os padrões culturais mudam com o tempo.

Do ponto de vista biológico, sexo “normal” é aquele que se manifesta sob a forma de resposta fisiológica saudável. Toda pessoa nasce capaz de reagir a um estímulo erótico, emitindo comportamentos encobertos e manifestos. O desejo ou apetência sexual é um comportamento encoberto, ao passo que excitação e o orgasmo são comportamentos manifestos. Quando essa capacidade de resposta está íntegra, dizemos que o indivíduo é biologicamente “normal” ou funcional.

Quando, de alguma forma, essa cadeia de reações fisiológicas está bloqueada em qualquer um dos seus elos, dizemos que o indivíduo é disfuncional.

Desvio é um conceito sociológico; disfunção é conceito biológico.

Do ponto de vista psicológico, sexo “normal” é aquele que assim é considerado dentro da visão particular de cada um. Aqui o que importa é a satisfação pessoal ou a adequação sexual de cada indivíduo. Se o indivíduo está satisfeito com seu comportamento sexual e com o comportamento sexual de seu parceiro, ele é uma pessoa sexualmente “normal” ou adequada, sob o ponto de vista psicológico. Mas, se ele não estiver satisfeito com sua sexualidade e/ou com o desempenho sexual de seu parceiro, ele está inadequado ou “anormal” sexualmente, de acordo com seu padrão normativo. Adequação e inadequação dizem respeito aos aspectos psicológicos da sexualidade.

O indivíduo pode se sentir perfeitamente adequado, embora não esteja dentro da norma funcional ou da norma sociológica. Por exemplo, ele pode reagir a um certo grau de apetência, ter excitação e alcançar o orgasmo, mas não estar satisfeito com o desempenho da parceira ou dele próprio. A satisfação dependerá dos padrões de expectativa, intra e interpessoal, que ele considera desejáveis ou “normais”.

O ato sexual é um ato transacional. A adequação é um fenômeno ao mesmo tempo inter e intrapessoal. Em terapia das inadequações sexuais, promove-se, ao mesmo tempo, a adequação do indivíduo a si mesmo e a do indivíduo ao seu parceiro.

O indivíduo que se comporta sexualmente realiza não só um ato de necessidade fisiológica e psicológica, mas também, uma ação social que promoverá uma reação no meio que o cerca. Todo ato sexual gera uma conseqüência no parceiro, que pode ser agradável ou desagradável, promover adequação ou gerar inadequação, e vai compor a harmonia ou desarmonia do par. O ato sexual não é algo que se faz a alguém, mas algo que se faz com alguém.

São diversas variáveis que devemos considerar, por isso devemos tomar cuidado com o conceito de sexo “normal” para que não possamos criar disfunção onde não tem. Ou normalizar algo que pode ser melhorado.

Caso seja necessária tratar alguma questão, a terapia sexual não limita o processo terapêutico à superação do problema sexual. Ela não cuida apenas do indivíduo que tem a dificuldade, mas, também, das conseqüências que essa dificuldade gera no parceiro sexual.

Mas, se o ou a cliente que nos procura não tem parceria fixa, consideramos válido atender o caso e tentar ajudar a pessoa a reduzir, na atividade sexual, o máximo de desconforto e promover o máximo de satisfação pessoal.

Se estiver precisando de atendimento me procure no direct @julianangraca

 

Juliana Graça, sexóloga, palestrante, Terapeuta sexual, empreendedora da Juliana Graça Butique Íntima.

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha da Vila.

Matéria relacionada

Com alta da Selic, cenário se torna favorável para investimentos em 2025

Com alta da Selic, cenário se torna favorável para investimentos em 2025

Assessora de investimentos da Sicredi Serrana traz as principais tendências para o mercado de investimentos e dá dicas para quem quer começar a investirO Comitê de Política Monetária (Copom) anunciou

Governador, vice e chefes de Poderes marcam presença na abertura dos trabalhos legislativos

Governador, vice e chefes de Poderes marcam presença na abertura dos trabalhos legislativos

A  Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) deu início aos trabalhos legislativos de 2025 nesta terça-feira (4), reforçando o compromisso com a transparência, modernização e diálogo entre os Poderes. A

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

Novo álbum de Sandrera traz carta de Raul Seixas musicada pelo artista

  O novo álbum do cantor e compositor Sandrera, “Estrada, Vã, Poesia”, chega às plataformas digitais, nesta sexta-feira (07), trazendo uma adaptação musical do artista para uma carta de Raul

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Marcelo Santos é reeleito presidente da Assembleia com apoio unânime dos deputados

Em votação de chapa única, o deputado estadual Marcelo Santos (União) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) para o biênio 2025-2027. A escolha confere a continuidade

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Uma Nova Fronteira para o Desenvolvimento de Vila Velha e Viana: Visão de Futuro com Planejamento

Do alto do Pico Itaúnas ao Rio Jucu, encontra-se uma área estratégica que marca parte do limite entre os municípios de Vila Velha e Viana. Esse território, com cerca de

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

​Vai comprar imóvel em Vila Velha? Entenda como funciona a cobrança do ITBI

Tem chamado cada vez mais a atenção do mercado o fato de Vila Velha se manter como líder em desenvolvimento imobiliário no Espírito Santo. A cidade – que chegou a