A COVID-19 provocou um grande impacto na vida das pessoas do mundo inteiro, desde o surto do novo coronavírus, nada mais será como antes. Desde o ensino a distância-educação [EAD] à telemedicina-saúde, bem como, a área trabalhista e sua consolidação do home office, trabalho em casa. Diversas mudanças ocorreram no cotidiano da população com a pandemia.
E no CONSUMO, quais os efeitos? Quais os comportamentos dos consumidores nesse universo do Novo Normal, pós pandemia!?
A grande mudança mais notável foi o crescimento das compras pela internet. Em 2019, o comércio eletrônico representava cerca de apenas 5% do faturamento do varejo no país, segundo dados da ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Em 2021, essa taxa mais que dobrou, para quase 12%. Uma proporção ainda pequena, se comparada com a de países com o comércio eletrônico mais costumeiro como China, que as compras online representam 35%; já no Reino Unido 22%. Dentre outros países que possuem alto índice de compras online.
No Brasil, o mercado de e-commerces cresceu 40% em 2020, um ano em que mais de 12 milhões de pessoas compraram em lojas online pela primeira vez. O consumo online vem crescendo consideravelmente entre os brasileiros.
Estudos indicam que em torno de 30% das compras online durante a pandemia foram feitas por pessoas que nunca haviam realizado compras pela internet. Comprar algo sem sair do conforto de casa, a qualquer hora do dia, é uma vantagem e tanto, além da comodidade.
Entretanto, todavia, é preciso muita cautela na hora de fazer compra online, em razão do grande aumento de pessoas comprando, a internet se tornou um ambiente de muita vulnerabilidade para muitos e ficou demasiado atrativo para prática de golpes consumeristas. Milhares de consumidores têm sido vítimas de variadas fraudes.
DICAS de como fazer compras online de forma segura sem CAIR no golpe:
Não podemos ter medo de comprar pela internet, no entanto, é preciso seguir alguns cuidados importantes para fazer uma compra segura e, até, mais vantajosa do que aquelas feitas nas lojas físicas. Em razão da ausência de alguns impostos para esse mercado virtual. Isso faz com que a compra fique mais atrativa.
São motivos bons o bastante para comprar online, não é mesmo!? Só precisamos ficar atentos para não cair em golpes.
É de suma importância ficar de olho nesses detalhes abaixo;
Desconfiar de ofertas muito baratas, promoções mirabolantes com preços extremamente de baixo do valor do real daquele produto\serviço: verifique se o site é seguro, procure sempre as lojas virtuais com mais tempo no mercado, na hora de comprar pergunte aos amigos, parentes, à alguém com mais experiência em compras online se tal site é de boa procedência, se tal loja é idônea e etc…
Observe se existem canais de atendimento da loja, como: SAC, e-mail, chat, telefone e outros. Também conferi se o CNPJ da empresa está ativo.
E, se caiu no golpe? O que fazer? buscar a delegacia do consumidor de sua cidade. Na falta de uma especializada em crimes cibernéticos, procure outra delegacia qualquer e registre uma denúncia.
O produto adquirido chegou diferente do anunciado no site, atrasou na entrega, foi entregue em endereço diverso, chegou danificado, ou até em perfeitas condições, porém se arrependeu da compra, segundo o código de defesa do consumidor:
“O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.” ( art. 49, CDC, 1990 ).
Por isso, é direito do consumidor ser ressarcido. Em caso de não cumprimento pelo comerciante, procure o PROCON mais próximo da sua residência.
VALDENILSON LIMA
ADVOGADO – OAB 38817
ESPECIALISTA DIREITO DO CONSUMIDOR
UMA DÉCADA EXPERIÊNCIA NA ÁREA.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha da Vila.