Moradores da Grande Vitória registraram diversos casos de danos causados pela ação dos fortes ventos que atingem o Estado nesta sexta-feira (4). Entre as imagens de maior impacto, está a de um trailer que foi atingido por uma árvore na Praia de Camburi, em Vitória. A cidade chegou a registrar ventos de até 72 km/h.
Uma árvore foi derrubada pela ventania e atingiu um trailer de foodtruck estacionado no local. A ocorrência foi na rua Comissário Octávio Queiroz, em frente a uma farmácia e uma banca.
O fato foi registrado por volta das 15h, segundo a população local. O dono do estabelecimento, Felipe Valotto, disse que estava em casa no momento da ocorrência e foi correndo para o local verificar o estrago. Ele ficou sabendo por meio de um funcionário que o trailer foi atingido.
“Trabalhamos aqui no ponto local há seis anos, infelizmente acho que não vai dar para recuperar as coisas. Nem consegui ver ainda o estrago completo”, afirmou. “Essa árvore infelizmente já estava condenada, imagina se estivesse passando alguém no local no momento desse desabamento? Por sorte ninguém se feriu”, declarou.
Funcionário do foodtruck há cinco anos, Jeferson Santos foi quem recebeu a informação primeiro, por meio da irmã, que trabalha na banca ao lado de onde o trailer estava estacionado.
“Eu fiquei desesperado quando fiquei sabendo, minha irmã mandou a foto que a funcionária da banca tirou e já mandei no nosso grupo de contato da empresa. Tudo que aprendi foi trabalhando aqui, foi um baque grande quando cheguei e vi o estado do local”, afirmou Jeferson.
Equipes da Prefeitura de Vitória e da Guarda Municipal estiveram no local fazendo o serviço de retirada da árvore da via. Parte do trecho atingido foi interditado até que a remoção fosse concluída.
Na Praça do Papa, uma estrutura caiu e por pouco não atingiu quatro carros estacionados. Outra árvore, de menor porte, caiu em Jardim da Penha, na Avenida Rangel Mauro. Na César Hilal, Praia do Suá, mais um registro mostra que uma árvore atingiu veículos ao cair.
Já em Cariacica uma árvore caiu em Campo Grande e ficou atravessada no meio da rua. Em Garanhuns, Vila Velha, um vídeo mostra que uma escola foi atingida por um telhado. Outra escola foi destelhada em Carapina, na Serra.
Eventos cancelados
O Na Vista publicou um comunicado informando a suspensão das atividades. “Os fortes ventos que atingiram Vitória, nesta tarde (4) afetaram a cobertura do Na Vista. As atividades estão suspensas até que os reparos sejam finalizados”, diz o texto.
O Parque Cultural Casa do Governador também anunciou adiamento de evento devido às condições climáticas. “A Edição do Parque Aberto com apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) precisará ser adiada. Em breve divulgaremos a nova data”, informou em uma publicação.
Já em Vila Velha, o Boulevard Shopping Vila Velha comunicou o cancelamento da programação desta sexta-feira após parte da estrutura do evento Geek XP ser comprometida.
“Por medida de segurança, a programação prevista para esta sexta-feira está cancelada. Reforçamos, no entanto, que o evento seguirá normalmente com todas as atrações programadas para o sábado (5) e o domingo (6), com a estrutura reforçada para garantir a segurança e o conforto do público”, diz o comunicado.