quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Vazão do Rio São Mateus está em 2% e bancos de areia tomam conta da paisagem.

 

Em meio à falta de chuva e escassez de água, o Rio São Mateus, no Norte do Espírito Santo, tem enfrentado uma situação crítica. Devido às consequências das mudanças climáticas acentuadas pelo fenômeno El Niño, a vazão do manancial está em 2%, o que significa que apenas 4.580 litros de água por segundo estão passando pelo rio – uma realidade que deveria ser de 250 mil litros de água por segundo.

Em imagens feitas no quilômetro 23, na zona rural de São Mateus, em dezembro de 2022, é possível observar o rio cheio. Um ano depois, a situação no mesmo local é diferente. Além da vazão de apenas 2%, a estiagem mudou o curso da água do rio, como é possível ver em uma imagem de drone.

Apesar da vazão baixa, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), René Michel, garantiu que não há risco de faltar água nas casas dos moradores de São Mateus. No entanto, ele reforçou que é preciso conscientização da população.

“O uso de água, independente de época de chuva ou não, deve ser de acordo com a necessidade e o uso do bom senso. É uma época de que não se deve lavar carros e calçadas, por exemplo, porque isso sim é um desperdício. Então é preciso usar de acordo com a necessidade”, disse o diretor.

Devido à escassez, o Governo do Espírito Santo, por meio da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), publicou no Diário Oficial no último dia 8 um decreto de estado de alerta por causa da falta de chuva no estado.

Com a nova determinação, ações reconhecidas como promotoras de desperdício de água, ficam passíveis de proibição e penalização pelas prefeituras. Assim, as pessoas devem realizar essas atividades com menos frequência e com mais consciência, segundo a Agerh.

“Se estivéssemos em condições normais, as chuvas já deveriam ter começado mais consistentes desde o final de outubro. No entanto, a vazão dos rios do Norte do Estado caíram de forma significativa. Dessa forma, o rio vai ficando ‘magrinho’, e isso pode gerar uma série de problemas”, explicou o diretor-presidente Agerh, Fábio Ahnert.

Situação grave

Além do Rio São Mateus, o Rio Doce, que passa pelas cidades de Baixo Guandu, Colatina e Linhares, está com vazão de 17%.

Em Jaguaré, no Norte do Estado, a estação central da Bacia do Jundiá, que abastece seis mil casas na área urbana da cidade, está com volume baixo e, por isso, o município iniciou um sistema de racionamento de água na última quarta-feira (13), entre 20h e 23h.

Na última segunda-feira (11), a cidade de Barra de São Francisco, no Noroeste do Estado, também iniciou racionamento do consumo de água, com interrupção diária do abastecimento da rede pública das 21h às 5h.

O decreto tem validade de 30 dias, podendo ser prorrogado ou reduzido de acordo com a situação da falta de chuva e escassez.

Matéria relacionada

Projeto oferece aulas gratuitas de basquete no Tartarugão, em Vila Velha.

Projeto oferece aulas gratuitas de basquete no Tartarugão, em Vila Velha.

  Devido ao sucesso do Núcleo Esportivo de Basquete, com grande aceitação da juventude canela verde, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer da prefeitura de Vila Velha abriu novas

Banestes anuncia concurso com salário de até R$ 5.363.

Banestes anuncia concurso com salário de até R$ 5.363.

  O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) divulgou nesta segunda-feira (26) edital de concurso com 538 vagas. A seleção visa preencher cargos da carreira de analista, que exigem

Atletas de Cariacica brilham e colecionam vitórias no Grand Prix da Federação Capixaba de jiu-jítsu.

Atletas de Cariacica brilham e colecionam vitórias no Grand Prix da Federação Capixaba de jiu-jítsu.

  O Espírito Santo inteiro estava com os olhos voltados para Cariacica com a realização do Grand Prix da Federação Capixaba de Jiu-jítsu Esportivo (FCJJE), que aconteceu neste domingo (25),

Semana começa com mais de 3 mil vagas de emprego no ES.

Semana começa com mais de 3 mil vagas de emprego no ES.

  Nesta segunda-feira (26), os Sines do Espírito Santo e também a Agência do Trabalhador de Cariacica, que são órgãos de intermediação de mão de obra, que fazem a ponte

Com gols de capixabas, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo de Beach Soccer.

Com gols de capixabas, Brasil é hexacampeão da Copa do Mundo de Beach Soccer.

  O Brasil conquistou neste domingo (25) o hexacampeonato da Copa do Mundo de Beach Soccer Fifa, ao vencer a Itália por 6 a 4 na final, em Dubai, nos

DOIS DIAS DE CARNAVAL.

DOIS DIAS DE CARNAVAL.

DOIS DIAS DE CARNAVAL Há coisas muito boas e diferentes nos dias atuais. Solteiros adultos, em geral os mais maduros (vamos colocar dessa forma), hoje se encontram por aplicativos de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima