A Vale anunciou nesta segunda-feira (17) a criação de um horário extra, noturno, do trem de passageiros da centenária Estrada de Ferro Vitória a Minas. O trem vai operar a partir de 2026 com partidas diárias de Cariacica e de Belo Horizonte.
O país tem atualmente apenas dois trens de passageiros de longa distância em funcionamento, ambos operados pela Vale, mas o Vitória a Minas é o único a ligar duas regiões metropolitanas e a percorrer a rota diariamente. O outro é o da Estrada de Ferro Carajás, que liga São Luís a Parauapebas (PA) com três partidas semanais em cada ponta.
Inicialmente, o trem extra anunciado pela Vale vai operar nos meses de janeiro, julho e dezembro, período de férias escolares, no qual os horários convencionais chegam a ficar pressionados pela demanda, especialmente de turistas. A primeira viagem está prevista para 1º de janeiro.
Atualmente, a companhia mineradora opera diariamente trens partindo simultaneamente às 7h da capital mineira e da estação Pedro Nolasco, na cidade capixaba.
A adoção das viagens extras atende uma exigência feita à Vale no processo de renovação da concessão ferroviária e foi definida em conjunto com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Operar à noite não era uma determinação, segundo a Vale.
O mês de janeiro, estreia do novo trem, servirá como termômetro para avaliar eventuais ajustes, de acordo com o diretor da Estrada de Ferro Vitória a Minas, João Falcão.
A composição percorre 664 quilômetros de trilhos em 13,5 horas, em média, chegando aos destinos por volta das 20h30. No horário noturno, o tempo de viagem será semelhante, com partida às 19h de Belo Horizonte e chegada às 8h15 do dia seguinte.
O trem embarcará passageiros em 14 estações. Além da origem e destino, também estão previstas paradas em cidades como Itabira, Ipatinga, Governador Valadares, Resplendor e Colatina, entre outras.
No sentido inverso, partirá da estação Pedro Nolasco às 18h e chegará à capital mineira às 7h50 do dia seguinte.
Os carros, todos climatizados, com monitores de vídeo e tomadas para o carregamento de smartphones e notebooks, comportam entre 57 (executivos) e 75 passageiros (econômicos). O trem possui vagões especiais para restaurante, lanchonete, gerador e cadeirantes.
Os bilhetes começarão a ser vendidos quinta-feira (20) e, por segurança, não estarão disponíveis nas estações durante a noite. As compras devem ser feitas em horário comercial ou pelo site da operadora.
A partir do dia 10 de dezembro, haverá reajuste nos valores das passagens da viagem ferroviária, conforme parâmetros da ANTT. Até lá, o bilhete inteiro para a classe econômica no trajeto completo custa R$ 81, enquanto na classe executiva sai por R$ 116.