sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Treinador e “DJ” de inteligência artificial entre as novas profissões.

 

A rápida evolução da inteligência artificial (IA) tem criado debates sobre seu impacto no mercado de trabalho.

Enquanto alguns temem que a IA substitua empregos, há uma perspectiva otimista de que ela possa tornar os profissionais mais eficientes e produtivos, com destaque para as IAs generativas.

Esse modelo de IA é composto por algoritmos capazes de compreender uma requisição do usuário, processar essa informação e, a partir do conteúdo presente em seu banco de dados, criar respostas e conteúdos em diversos formatos como imagens, textos ou áudios.

A questão principal é que, com o avanço dessa tecnologia, novas profissões vão surgindo, a exemplo do curador ou treinador de IA, o “DJ” ou engenheiro de prompt, e o especialista em ética de IA.

O CTO da Intelliway Tecnologia e especialista em inteligência artificial Frederico Comério destacou que estas profissões emergentes mostram uma necessidade crescente de especialização e uma combinação de habilidades técnicas e interpessoais.

Segundo o especialista, elas também refletem uma mudança em direção a um mercado de trabalho mais orientado para a tecnologia.

“Por outro lado, a automação e a IA também podem levar à obsolescência de certas profissões, criando uma necessidade de realocação e requalificação da força de trabalho. Esse ciclo ocorreu pelo menos três vezes na humanidade, e agora estamos passando por mais uma jornada de transformação”, contou.

Comério disse que a atual transformação é muito parecida com o que ocorreu com a eletricidade, só que numa velocidade maior, pois agora se tem infraestrutura tecnológica para implementar essas mudanças de maneira muito mais rápida.

Segundo o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-ES), Richardson Schmittel, está ocorrendo uma reconfiguração do mercado de trabalho em alguns segmentos onde a IA generativa surgiu com mais intensidade, como a área de software, arte e comunicação.

“Na área de softwares, especificamente, o que aconteceu foi migração de necessidades, ou seja, um programador agora precisa saber programar para IA. Nas demais áreas, os profissionais precisam saber usar os softwares que estão sendo atualizados e com novas funcionalidades disponíveis.”

Treinamento e criação de softwares

Caio Perovano já atua em uma das novas profissões criadas com o avanço da inteligência artificial. Ele é treinador de IAs e desenvolvedor de software, e disse que é surpreendente como a IA – especialmente a generativa – tem ganhado espaço no mercado de trabalho e mais ainda no dia a dia.

“Na Intelliway, trabalhamos com aplicações voltadas para o uso empresarial, mas conforme desenvolvemos, percebemos como é fácil incorporá-la a uma multiplicidade muito vasta de situações. É animador desenvolver tecnologias atreladas a essa que mudam e se readaptam todos os dias.”

Segundo Perovano, um exemplo disso é o fato de que esse tipo de inteligência pode ser encontrado em aplicações que atendem a clientes, tirando dúvidas e interagindo como se fossem humanos, garantindo que o usuário tenha uma experiência mais agradável e até empática.

 

Inteligência artificial generativa

A inteligência artificial (IA) generativa é um tipo de IA que pode criar novos tipos de conteúdo e ideias, incluindo conversas, histórias, imagens, vídeos e músicas.

Como toda inteligência artificial, a IA generativa é alimentada por modelos de machine learning, ou seja, modelos muito grandes que são pré-treinados em grandes quantidades de dados e comumente chamados de modelos básicos.

Recente estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que a inteligência artificial generativa tende a gerar mais empregos do que a eliminá-los.

No mundo, a inteligência artificial deve afetar 300 milhões de empregos, de forma positiva ou negativa.

 

Novas profissões

– Curador ou treinador de IA

Esta é uma profissão emergente. O trabalho principal aqui é “educar” as inteligências artificiais para que estas se tornem cada vez mais precisas. Isso pode envolver o ajuste de parâmetros dos modelos de IA, fornecimento de dados de treinamento de alta qualidade ou mesmo a intervenção quando a IA produz saídas indesejadas ou incorretas.

– Engenheiro de Prompt

Profissionais que projetam como os humanos interagem com sistemas baseados em IA, garantindo uma experiência do usuário fluida e intuitiva.

– Especialista em Ética de IA

Responsável por garantir que as soluções de IA sejam desenvolvidas e implementadas de maneira ética. Também podem desempenhar um papel crucial na definição de políticas e regulamentações relacionadas à IA.

– Auditor de Bias em IA

Profissional especializado em detectar e corrigir vieses em algoritmos.

– Especialista em Segurança de IA

Com o aumento da IA, também cresce a necessidade de proteger sistemas contra ataques maliciosos. Estes profissionais trabalharão para proteger sistemas de IA.

– Pesquisador de IA

O papel desse profissional é identificar maneiras de usar a IA para superar problemas e limitações que as organizações tenham.

Quem ocupa esse cargo é especialista em compreender grandes conjuntos de dados e transformar esse aprendizado em ideias e planos para desenvolver novas tecnologias de IA para as quais os cientistas de dados darão vida.

– Especialista em Processamento de Linguagem Natural (PLN)

É o especialista que domina os modelos linguísticos e apoia a equipe de desenvolvimento de software no processamento da linguagem, explicam analistas. Normalmente, é necessária uma licenciatura em Filologia, Linguística ou Tradução e Interpretação.

– Especialista em Automação de Processos Robóticos

Trata-se do gerenciamento de sistemas de software que automatizam tarefas repetitivas e manuais em uma empresa.

– Design de interface de voz

Diante dos dispositivos de voz que cada vez mais dominam a tecnologia web, os serviços deste profissional terá bastante relevância. Para que a tecnologia esteja disponível para o maior número de usuários, esse profissional vai utilizar os conhecimentos de user experience (UX) voltados para o desenvolvimento e o aprimoramento de tecnologia baseada na voz humana.

Matéria relacionada

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

  A partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela primeira fase da Copa do Brasil, prevista para a noite desta quarta-feira (21) foi adiada devido as condições do gramado do

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

  A Prefeitura de Cariacica abriu processo seletivo com quatro vagas para contratação de médicos residentes com salários que podem chegar a R$ 8.606. As inscrições podem ser feitas até

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas dos partidos PSDC, atual Democracia Cristã (DC), e do PTB, com a perda de mandatos

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

  As areias da Praia de Itaparica vão receber a 1ª etapa do Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações. O evento, que acontece neste sábado (24) e domingo (25),

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima