Para realizar o corte de rochas no quilômetro 246 da BR-101, na Serra, a Ecovias Capixaba interditará totalmente o trecho nesta terça-feira (4) e também nos dias 6 e 10 de novembro, das 13h às 15h30.
Os pontos de interdição serão feitos nos quilômetros 247 (sentido Norte) e 245 (sentido Sul), com o objetivo de criar uma área de segurança ao redor do local. O acesso de pessoas, veículos e máquinas será bloqueado. Caso seja necessário, após o período de interdição total, a concessionária poderá iniciar o sistema de Pare e Siga.
O desmonte de rochas é uma etapa importante das obras de duplicação da BR-101 Norte, que está sendo realizada entre os quilômetros 242 e 247, começando próximo ao Contorno de Mestre Álvaro até as proximidades da Praça de Pedágio, e com previsão de conclusão para o final de 2025.
Para a realização dessa etapa, será empregado o uso controlado de explosivos. Desta vez, os períodos de interdição serão maiores devido à proximidade das rochas da faixa de rolamento da rodovia, fazendo com que um volume maior de resíduos seja projetado para a pista.
Por isso, é preciso mais tempo para a realização da limpeza do trecho de forma segura. Em função de sua complexidade, esse tipo de operação não pode ser realizada durante a noite.
“Essa atividade traz mais velocidade e liberará a frente para as próximas etapas de estrutura do pavimento, necessárias para a conclusão da duplicação. Como utilizaremos explosivos, teremos uma atenção redobrada com a segurança da rodovia. Por isso, a interdição total é necessária”, explica o coordenador de obras da Ecovias Capixaba, Bruno Calheiros.
A Ecovias Capixaba orienta os motoristas a redobrar a atenção ao trafegar pela área, respeitando a sinalização de obras que será instalada para organizar o fluxo de veículos. As datas das ações poderão ser alteradas em caso de grandes volumes de chuva.