O temporal ocorrido entre a tarde e noite desta quinta-feira (10) registrou estragos e prejuízos em diferentes pontos da Grande Vitória. Houve ocorrências de vendavais, destelhamentos de residências e escolas, e quedas de árvores, postes de energia e um muro.
As fortes chuvas causaram o desabamento de um muro no bairro Porto de Santana, em Cariacica. A estrutura chegou a atingir uma casa. A Prefeitura de Cariacica informou que equipes da Defesa Civil estão no local do desabamento do muro e que a rua foi interditada, assim como três casas localizadas no local do desabamento.
Ainda de acordo com a prefeitura, equipes continuarão no local durante a sexta-feira para ações emergenciais. A Defesa Civil informou que não houve vítimas.
A casa atingida pelo desabamento pertence a uma idosa de 82 anos, mas não havia ninguém no imóvel no momento do desabamento. Com a queda, a residência foi invadida por uma enxurrada de lama.
Familiares da idosa relataram que em frente ao imóvel havia um muro de arrimo e outro muro comum. A família chegou a pedir à Defesa Civil que fosse ao local fazer uma vistoria das estruturas, o que aconteceu em março.
O muro atingiu o terraço da casa, além da estrutura de um prédio que fica no mesmo terreno.
A Defesa Civil orientou os moradores a retirar pertences pessoais da casa e passar a noite em outro local. Uma segunda vistoria será feita no imóvel. Apesar das avarias, a casa não foi condenada.
Vila Velha
Em Vila Velha, a ventania derrubou parte do forro do telhado da escola UMEF Senador João de Medeiros Calmon, em Praia das Gaivotas.
De acordo com a Prefeitura de Vila Velha, o “incidente ocorreu em uma área externa da unidade de ensino. No horário, por volta das 17h30, não havia mais alunos na escola. Ninguém se feriu“, ressaltou a nota.
Os pedaços do forro que cederam ficaram caídos no pátio da escola. A equipe da instituição de ensino atuou na limpeza da área ainda no final da tarde de quinta-feira. As aulas vão ser retornadas normalmente nesta sexta-feira (11), segundo a prefeitura.
A forte chuva e a ventania que atingiu Vila Velha, no final da tarde de quinta-feira (10), também provocou queda de árvores no município.
No bairro Vila Nova, a prefeitura registrou a queda de duas árvores. Outras duas árvores caíram na Rodovia Darly Santos. A Secretaria de Serviços Urbanos informou que as equipes foram acionadas para fazer a retirada dos galhos e troncos que bloquearam parte das vias.
Serra e Fundão
Na região dos bairros Nova Almeida, na Serra, e Praia Grande, em Fundão, vídeos registrados por moradores mostram o que seria uma espécie de tornado ou tromba d’água, que causou o destalhamento de diversas casas e uma escola.
Um poste caiu em Nova Almeida durante o temporal. Nos dois bairros, moradores relataram a queda de diversas árvores que chegaram a interditar algumas ruas.