domingo, 25 de fevereiro de 2024

Setor de petróleo e gás no ES vai receber R$ 8,8 bi em investimentos até 2027.

 

O Espírito Santo receberá investimentos da ordem de R$ 8,8 bilhões até 2027 no setor de petróleo e gás natural. O território capixaba reúne oportunidades de negócios e projetos robustos.

A informação foi apresentada nesta segunda-feira (24), no lançamento da 6ª edição do Anuário de da Indústria do Petróleo e Gás Natural no Espírito Santo, com dados e projeções como a citada acima, no Palácio Anchieta, em Vitória.

O Anuário é produzido pelo Observatório da Indústria da Findes, com o apoio do Sebrae e do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia (FCPGE), da Organização Nacional da Indústria de Petróleo (Onip) e do Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP).
Segundo o estudo, serão realizados projetos no Espírito Santo, envolvendo principalmente as empresas PRio, Petrobras, Shell e Seacrest Petróleo. O destaque é o projeto Integrado do Parque das Baleias (IPB), que pretende instalar a FPSO Maria Quitéria no campo de Jubarte, localizado no Litoral Sul Capixaba.

O governador do Estado, Renato Casagrande, lembra que o setor de petróleo e gás natural é de fundamental importância para o nosso Estado, representando 20% da economia capixaba.

“Temos investimentos públicos e privados que vão ajudar no desenvolvimento das regiões, como o recém-inaugurado gasoduto Linhares, da ES Gás, que fez a interligação da rede de distribuição urbana do município à estrutura de transporte de gás, e o gasoduto ligando São Mateus até próximo de uma indústria de caminhões, mais ao norte do município. Esses são alguns exemplos de ações que estamos acompanhando, entregando e planejando para que o setor possa gerar mais emprego e renda para os capixabas, além de abrir mais oportunidades para nossas empresas”, afirma.

A presidente da Findes, Cris Samorini, afirmou que o Anuário é uma importante ferramenta para traçar um raio-x de um dos principais segmentos econômicos do Estado.
“Se formos estratégicos e fizermos um planejamento conjunto – e o Anuário é uma ferramenta muito rica nesse processo – conseguiremos extrair o que o setor tem de melhor hoje, para gerar empregos, renda, atrair mais negócios que diversifiquem as nossas atividades e nos referenciem para o mundo. Hoje, o setor representa 4,6% do PIB capixaba, tendo uma cadeia produtiva composta por mais de mais de 520 indústrias, responsáveis pela manutenção de 12 mil empregos diretos”, aponta.

A economista-chefe da Findes e gerente executiva do Observatório da Indústria, Marília Silva, aponta que o Integrado do Parque das Baleias (IPB) vai contribuir para aumentar o fator de recuperação de óleo e gás por meio da otimização da atual malha de drenagem, com a interligação de uma nova FPSO (navio-plataforma).

“Em fevereiro de 2022, a Petrobras e a Yinson assinaram o contrato para afretamento e prestação de serviços da FPSO Maria Quitéria. A previsão que a nova plataforma esteja operando no último trimestre de 2024. Atualmente, o projeto está no Plano Estratégico da Petrobras 2023-2027″, lembra.

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima