terça-feira, 1 de julho de 2025

Quedas de energia são comuns em períodos de chuva e podem causar prejuízos

 

As quedas de energia durante chuvas intensas é um problema comum que afeta muitas cidades pelo Brasil. O engenheiro mecânico Caio Cossú explica que elas estão associadas à presença de árvores próxima aos fios de alta tensão ou de distribuição de energia.

Neste caso, o maior problema não ocorre devido à chuva, mas sim aos fortes ventos que são capazes de derrubar as árvores sob a rede elétrica, rompendo os cabos e impedindo a transmissão de energia elétrica para as residências e estabelecimentos.

“Outro fator relevante é a ocorrência de raios nas regiões próximas aos transformadores elétricos, causando a sobrecarrega do equipamento e danificando-o. Nessa situação, é comum ouvir estouros e, posteriormente, queda ou picos de energia. Os picos são acompanhados de sobrepotenciais elétricos, danificando equipamentos como geladeiras, televisões, computadores e micro-ondas”, acrescenta o engenheiro eletrônico e professor da Estácio, Marco Antônio Gomes Valentim.

Caio Cossú orienta que ao verificar a queda de uma árvore na rede elétrica, deve-se evitar cortá-las ou ficar próximo do local, pois há o risco de os cabos de energia estarem energizados e o contato físico pode causar a morte por eletrocussão.

Nessa situação, a distribuidora deve ser acionada para a poda das árvores, garantindo que o corte ocorra de maneira segura, sem riscos para a população.

E para evitar a queima de aparelhos elétricos, o docente dos cursos de Engenharia da Estácio aconselha: “Desligue os equipamentos elétricos da tomada ou desligue os disjuntores quando uma tempestade estiver ocorrendo; realize o aterramento da casa para proteger os equipamentos elétricos da sobrecarga durante os picos de energia”, destaca Cossú.

Concessionárias devem ressarcir eventuais prejuízos

A advogada Izabelle Patitucci comenta que os transtornos e prejuízos causados pelas quedas de energia são diversos, desde aparelhos queimados pela inconstância elétrica até alimentos e medicamentos estragados sem a refrigeração, e para as empresas, eventos e contratos cancelados.

A professora do curso de Direito da Estácio explica que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e as resoluções da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) preveem que o cliente seja compensado, primeiro pelo abatimento na conta de luz pelos dias que ficou sem o serviço e também com a restituição dos valores em caso de prejuízos com eletrodomésticos, alimentos e outros.

“O consumidor que sofre esse tipo de dano deve procurar um advogado ou a defensoria pública de sua cidade com objetivo de pleitear na Justiça o ressarcimento dos valores respectivos aos prejuízos, caso a negociação direta com a empresa não tenha surtido efeito. Importante ressaltar que as provas serão essenciais para demonstração do prejuízo, portanto, esteja preparado para mostrar a realidade dos fatos. Procure seus direitos!”, disse.

Matéria relacionada

Guarapari, Cachoeiro e Vila Velha entre as cidades mais seguras do ES

Guarapari, Cachoeiro e Vila Velha entre as cidades mais seguras do ES

Com uma população estimada em 132 mil habitantes, Guarapari (foto) lidera o ranking de segurança entre as cidades capixabas com mais de 100 mil moradores, registrando 21,5 homicídios por grupo

Casal de professores, bebê e motorista do ES morrem em acidente em MG

Casal de professores, bebê e motorista do ES morrem em acidente em MG

Um casal de professores, o filho deles, um bebê de 8 meses, e um motorista da Prefeitura de Muniz Freire morreram em um acidente envolvendo o carro em que estavam

Definidos os confrontos das quartas de final da Copa Espírito Santo 2025

Definidos os confrontos das quartas de final da Copa Espírito Santo 2025

Oito clubes ainda seguem na disputa pelo título da Copa Espírito Santo 2025 e pela vaga para a Série D do Brasileirão 2026. A primeira fase chegou ao fim neste

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Embarcações de diferentes modelos e tamanhos percorreram a baía de Vitória, na manhã deste domingo (29), em homenagem a São Pedro.A procissão marítima, realizada há quase um século, encerrou os

Mulher mantida em cárcere é esfaqueada pelo marido na frente da polícia no ES

Mulher mantida em cárcere é esfaqueada pelo marido na frente da polícia no ES

Um homem de 35 anos foi preso após manter a mulher em cárcere privado e esfaqueá-la na frente de policiais na tarde desse domingo (29) no bairro Aribiri, em Vila

Inauguração do polo gastronômico de Vila Palestina, em Cariacica, com apresentação de Flavia Mendonça

Inauguração do polo gastronômico de Vila Palestina, em Cariacica, com apresentação de Flavia Mendonça

Atenção, moradores de Vila Palestina e região! Neste sábado (28) tem festa boa chegando por aí com direito a show de Flavia Mendonça! A partir das 18h30, a Prefeitura de

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *