terça-feira, 1 de julho de 2025

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Embarcações de diferentes modelos e tamanhos percorreram a baía de Vitória, na manhã deste domingo (29), em homenagem a São Pedro.

A procissão marítima, realizada há quase um século, encerrou os três dias de festejos aos padroeiro dos pescadores. A imagem do santo foi levada de barco até a altura da Ilha do Príncipe, retornando até a Praça do Papa e encerrando no pier da Praia do Suá, onde fica a colônia de pescadores.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, participou do evento religioso acompanhado da esposa, Paula Pazolini, e contou a emoção vivenciada. “Isso é como a vida dos pescadores contada com arte, cultura, história e a gastronomia do Espírito Santo. Lembrando, que nosso principal produto da culinária vem do mar. Os pescadores têm um papel primordial na nossa história. E esse momento de união com os pescadores, com os turistas, com os visitantes, com os quatro milhões de capixabas, mostra a força do nosso Estado. Também renovamos a nossa fé e nossas crenças. Foi uma procissão abençoada”, completou.

O evento contou com a presença de muitos moradores de Vitória, mas também da região metropolitana. Entre eles a aposentada Maria Aparecida Diniz, que foi acompanhada da mãe e do filho. “Moro em Vila Velha mas venho para essa manifestação de fé e alegria pois me traz a sensação de paz e renova os sentimentos bons dos nossos corações. É emocionante”, conta Maria Aparecida.

Direto de Cariacica, a costureira Odair Zonta estreou na procissão. “É a primeira vez que venho. Estou emocionada de tão bonito. Moro em Campo Grande e vim a convite de uma amiga. Os barcos se vão e a nossa oração vai junto”, descreve.

Os irmãos Rafael Andrade e a irmã caçula, Lívia, moram há pouco tempo na Capital e também estrearam no evento. “Minha mãe ficou sabendo por amigos, veio e nos trouxe. Minha irmã tem 8 anos e está encantada com os barcos”, pontuou Rafael.

Entre os inúmeros barcos, um chamou a atenção pela decoração: os enfeites eram “barquinhos de afeto” construídos por alunos do Cmei Dom João da Motta, da Praia do Suá. Ele foi produzido durante as aulas de arte após os alunos conhecerem a colônia de pescadores e as histórias do lugar e das pessoas que ali viviam.

Missa

O domingo começou com a missa na Paróquia de São Pedro, na Enseada do Suá. Ao redor da igreja, a comunidade montou várias barraquinhas. Uma das colaboradoras foi a dona Eliane Almeida, a Lilica.

“Eu ajudo nesta festa há 20 anos. Atualmente moro em Guarapari, mas sigo frequentando e participando desta comunidade. É prazeroso, faço com amor, pois Jesus, Maria e São Pedro são o nosso norte na vida. É lindo ver a festa bombando”, contou Lilica.

A amiga e companheira de trabalho voluntário na barraca da festa, Maria Heloísa dos Santos, também já não mora mais na Praia do Suá. “São 35 anos dedicados a esta paróquia e neste tempo eu já trabalhei em todos os movimentos da igreja. Agora, eu cozinho polenta na festa e ajudo para fortalecer a comunidade”, conta.

Com o encerramento da missa, os fiéis seguiram acompanhando a imagem do santo até o pier para acessar os barcos. Além dos fiés, também estavam os párocos da igreja que realizaram a tradicional benção dos anzóis para que o mar traga sempre prosperidade e abundância em peixes.

Dervian de Magalhães, morador de Bento Ferreira, Vitória, disse que não perde uma Festa de São Pedro, que tem como data registrada o dia 29 de junho. “Eu fiz a procissão a pé para agradecimento e por querer sempre prosperidade. Sei o quanto isso significa para a história da cidade e da minha comunidade”.

Matéria relacionada

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Procissão Marítima marca as homenagens a São Pedro, em Vitória

Embarcações de diferentes modelos e tamanhos percorreram a baía de Vitória, na manhã deste domingo (29), em homenagem a São Pedro.A procissão marítima, realizada há quase um século, encerrou os

Mulher mantida em cárcere é esfaqueada pelo marido na frente da polícia no ES

Mulher mantida em cárcere é esfaqueada pelo marido na frente da polícia no ES

Um homem de 35 anos foi preso após manter a mulher em cárcere privado e esfaqueá-la na frente de policiais na tarde desse domingo (29) no bairro Aribiri, em Vila

Inauguração do polo gastronômico de Vila Palestina, em Cariacica, com apresentação de Flavia Mendonça

Inauguração do polo gastronômico de Vila Palestina, em Cariacica, com apresentação de Flavia Mendonça

Atenção, moradores de Vila Palestina e região! Neste sábado (28) tem festa boa chegando por aí com direito a show de Flavia Mendonça! A partir das 18h30, a Prefeitura de

Médicos alertam sobre riscos de cirurgia para mudar cor dos olhos, febre entre influenciadores

Médicos alertam sobre riscos de cirurgia para mudar cor dos olhos, febre entre influenciadores

O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) divulgou uma nota se posicionando sobre os graves riscos relacionados ao procedimento de ceratopigmentação ou tatuagem nos olhos — cirurgia que as influenciadoras Maya

Geovani, ídolo de Vasco e Desportiva, é internado em estado grave

Geovani, ídolo de Vasco e Desportiva, é internado em estado grave

O capixaba Geovani Silva, ídolo do Vasco e da Desportiva, sofreu uma parada cardiorrespiratória na última quinta-feira (26) e precisou ser internado na UTI.O ex-jogador, que também tem história na

Praça do Papa sedia 97ª edição da Festa de São Pedro, em Vitória

Praça do Papa sedia 97ª edição da Festa de São Pedro, em Vitória

Tradicional ponto de lazer e festejos de Vitória, a Praça do Papa, localizada na Enseada do Suá, é conhecida por sua beleza e capacidade para receber grandes eventos. A partir