Mais de R$ 1 milhão em aparelhos eletrônicos foram apreendidos durante uma operação da Polícia Federal e da Receita Estadual do Espírito Santo, nesta quinta-feira (28). A Operação Black Route, cumpriu ao todo sete mandados de busca e apreensão em lojas de eletrônicos investigadas pelos crimes de descaminho de sonegação fiscal.
Os mandados expedidos pela Justiça Federal foram cumpridos em lojas de eletrônicos localizadas nos municípios de Colatina, Guarapari e Vila Velha. Entre os itens apreendidos estão mais de 250 aparelhos celulares, além de tablets, caixas de som e outros equipamentos, com valor estimado em mais de R$ 1 milhão.
Os produtos foram encaminhados à Receita Estadual para autuação e cálculo dos tributos devidos. Após a análise, o caso será remetido à Polícia e Receita Federal para a continuidade das investigações e aplicação das penalidades previstas.
O crime de descaminho, que envolve a entrada de mercadorias no país sem o pagamento de impostos, prevê pena de 1 a 4 anos de prisão, além de multa e outras sanções administrativas, como a perda dos bens. Já a sonegação fiscal, caracterizada pela omissão de informações ou pagamento de tributos, pode levar a penas de 6 meses a 2 anos de prisão, acompanhadas de multa.
A Polícia Federal destacou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar os responsáveis pela distribuição de produtos clandestinos, reforçando o combate à comercialização irregular no Estado.