Iniciadas em 2025, as obras de infraestrutura do Morro do Moreno estão sendo executadas em várias frentes. O trabalho neste momento compreende a pavimentação e a drenagem da via principal de acesso ao topo.
Os serviços estão sendo executados no sentido do alto para a base do morro, estratégia técnica adotada para garantir o correto escoamento das águas pluviais e a estabilidade do trecho.
Também foi concluída a demolição da antiga boate existente na rua de entrada e teve início a construção da guarita de controle de acesso à área. Está em andamento a locação do espaço onde será implantado o receptivo de visitantes, na Rua Xavantes.
Com investimento de cerca de R$ 10 milhões, o projeto prevê a pavimentação de aproximadamente 730 metros da via principal, além da implantação de estruturas voltadas à segurança, ordenamento do uso e qualificação do espaço.
A próxima etapa do cronograma prevê o início da construção dos sete mirantes, com vistas panorâmicas para a baía de Vitória, o Convento da Penha e a orla de Vila Velha, incluindo o Mirante Testa da Macaca.
O projeto contempla ainda portaria, sanitários, sala administrativa, depósito, estacionamento, espaço voltado à educação ambiental, iluminação pública em LED e, no topo, cafeteria e área de apoio coberta. As trilhas existentes serão mantidas como se encontram atualmente.
O projeto de revitalização busca preservar e organizar o uso do Monumento Natural Morro do Moreno, que possui área total de 614.018,24 metros quadrados, conciliando proteção ambiental, segurança e potencial turístico.
A obra é executada em parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2026. Durante os trabalhos, o morro permanece fechado ao público por questões de segurança.