segunda-feira, 22 de junho de 2026

Morre o fotógrafo Sebastião Salgado, aos 81 anos, em Paris, na França

Morreu, aos 81 anos, em Paris, na França, o fotógrafo Sebastião Salgado, nesta sexta-feira (23). Ele era uma figura icônica no mundo da fotografia, com experiências em mais de 120 países onde esteve para realizar seus projetos fotográficos.

A causa da morte ainda não havia sido divulgada até o final da tarde, pelo horário da França. Salgado sofria de problemas de saúde crônicos relacionados à malária, doença que contraiu nos anos 1990.

Neste sábado (24), participaria do vernissage de vitrais desenhados pelo filho Rodrigo, que tem síndrome de Down, para uma igreja na cidade de Reims. Na véspera, Salgado havia cancelado sua presença em um encontro para jornalistas também em Reims, alegando problemas de saúde.

Nascido em Aimorés, Minas Gerais, em 8 de fevereiro de 1944, o fotógrafo veio para o Espírito Santo ainda novo e viveu parte de sua juventude em Vitória.

Ele enfrentava problemas decorrentes de uma malária que adquiriu nos anos 1990, relatou à agência Folhapress um amigo próximo. O artista vivia em Paris.

Homenagem no Carnaval

No Carnaval de Vitória deste ano, o fotojornalista foi homenageado pela escola de samba de Cariacica, Independente de Boa Vista, com o enredo “Os Olhos do Mundo – Assombros de Sebastião Salgado”.

Histórico

Salgado formou-se em economia antes de descobrir sua verdadeira vocação: a fotografia. Ao longo de mais de quatro décadas, percorreu mais de 120 países registrando, com sensibilidade única, a condição humana, o trabalho, os deslocamentos forçados e a relação entre o homem e a natureza.

Seus projetos icônicos — como “Trabalhadores”, “Êxodos”, “Gênesis” e “Gold” — não apenas retrataram a realidade com profundidade estética e ética, mas também provocaram reflexão global sobre injustiça social, meio ambiente e dignidade humana. Seu trabalho foi reconhecido internacionalmente e exibido nos maiores museus e galerias do planeta.

Junto de sua esposa, Lélia Wanick Salgado, também fundou o Instituto Terra, responsável por um dos maiores projetos de reflorestamento do Brasil, contribuindo de forma concreta para a recuperação ambiental do Vale do Rio Doce.

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família, aos amigos e a todos que se emocionaram e se inspiraram com sua obra. Perdemos um mestre da imagem, mas seu legado permanecerá eterno nos olhos do mundo.

Matéria relacionada

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

Operação da PF contra esquema de corrupção na saúde pública em cidade do Sul do ES

    A Polícia Federal, com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e de cooperação técnica do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), deflagrou, nesta sexta-feira (19),

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

Festival da Colheita celebra resultados do Arranjos Produtivos

    A força do campo, os sabores da agricultura familiar e a valorização das tradições rurais marcaram o primeiro dia do Festival da Colheita, realizado nesta sexta-feira (19), na

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Cariacica 136 anos: Fernanda Brum relembra sucessos da carreira em show neste sábado

Todas as coisas cooperam para o bem! O público de Cariacica pode se preparar para uma noite de muita emoção neste sábado (20), durante o primeiro dia das comemorações pelos

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Golpes digitais aumentam durante a Copa do Mundo, aponta empresa de cibersegurança

Com a chegada da Copa do Mundo 2026, as pessoas ficam mais animadas e desatentas na internet, e esta é a combinação perfeita para cair em golpes digitais. A Kaspersky,

Motorista que causou acidente que matou família na BR-101 é preso no ES

Motorista que causou acidente que matou família na BR-101 é preso no ES

O motorista suspeito de provocar o acidente que vitimou fatalmente uma família de quatro pessoas na BR-101, no município de Jaguaré, em dezembro do ano passado, foi preso na noite

Mega-ação oferecerá mais de 190 serviços gratuitos no próximo sábado, em Vila Velha

Mega-ação oferecerá mais de 190 serviços gratuitos no próximo sábado, em Vila Velha

O Campo do Normilhão, na Grande Terra Vermelha, em Vila Velha, viverá um sábado diferente no próximo dia 20. A 3ª Edição do Circuito Cultural e Turístico Ação pela Cidadania