domingo, 25 de fevereiro de 2024

Inovação e tecnologia das cidades será tema de evento em Vitória.

 

Gestores públicos e a sociedade em geral vão se reunir para debater o futuro dos municípios capixabas, nestas terça (4) e quarta-feira (5), no Espaço Patrick Ribeiro, em Vitória, durante a primeira edição do InovaES – Feira de Cidades Inteligentes.

A iniciativa tem como metas promover a discussão e reflexão sobre o uso da inovação e da tecnologia como ferramentas para o desenvolvimento das cidades e melhor qualidade de vida dos cidadãos.

Especialistas renomados do Espírito Santo e também de outros Estados vão ministrar palestras no evento. As palestras terão temas que vão de “Construindo cidades inteligentes para o futuro: desafios e oportunidades” a “Como a inteligência artificial está transformando a gestão de cidades”.

“O Espírito Santo do futuro começa agora com ações de inovação, sustentabilidade e educação como metas de desenvolvimento, promovidas pelo Governo do Estado”, declara Bruno Lamas, secretário de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

A realização do evento é da HCL Produções, com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes).

Oportunidades de negócios

O InovaES – Feira de Cidades Inteligentes terá a participação de startups e instituições de apoio que oferecem programas específicos para o desenvolvimento dos municípios. E o público vai poder conferir ações e oportunidades de negócios que utilizam a inovação e tecnologia difundidas através da ciência, evolução cultural e sustentabilidade.

Outra ação importante que vai acontecer no evento são as rodadas de negócios, com o intuito de aproximar desenvolvedores de soluções tecnológicas dos gestores das cidades, para que eles tenham a oportunidade de apresentar as suas ideias em prol do desenvolvimento e modernidade das cidades e da vida do cidadão.

“Esse público ficará responsável por todos os produtos comercializados na praça de alimentação. São casos reais de pessoas que aproveitaram a oportunidade de aprendizado para abrir novas portas de trabalho e que atualmente são donos dos seus próprios negócios”, explica o secretário Bruno Lamas.

O evento marca ainda o encerramento o edital de inscrições para o curso de Pós-Graduação da Universidade Aberta Capixaba (UNAC), do Curso de Cidades Inteligentes e para incrementar o Programa ES Inteligente, de investimentos em inovação e planejamento urbano do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), aperfeiçoando o uso dos recursos públicos e melhorias nos serviços para os cidadãos, por meio de ações inteligentes e inovadoras de gestão municipal.

Cidades inteligentes

As cidades inteligentes ou smart cities são aquelas que fazem uso estratégico de infraestrutura, serviços, informação e comunicação com o planejamento e gestão urbana necessários, dando resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade e proporcionando aos cidadãos uma melhor qualidade de vida.

Esse novo modelo de gestão de cidades busca uma visão ativa, integrada e intersetorial; fundamentado numa metodologia de gestão baseada em dados e adoção de políticas orientadas por evidências.

E é de suma importância que os líderes e cidadãos estejam à altura dos desafios que se apresentam, uma vez que os problemas do futuro precisam ser pensados hoje e no âmbito das cidades, pois somos parte do seu processo de transformação.

 

Serviço

InovaES – Feira de Cidades Inteligentes

Data: 4 e 5 de abril, das 9h às 18h

Local: Espaço Patrick Ribeiro – Aeroporto de Vitória

Inscrições l1nk.dev/vZo1W

Entrada gratuita

Informações: Instagram/inovacidadesinteligentes

Matéria relacionada

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

Cariacica + Perto de Você: diversos serviços de cidadania neste sábado (24)

    A população de Porto Novo vai poder conferir diversos serviços de cidadania na 16ª edição do Cariacica + Perto de Você, que acontece neste sábado (24), no antigo

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

PL de Cachoeiro vai anunciar nome de pré candidato a Prefeitura na próxima 5° feira

  Após os dias acelerados na cidade de Cachoeiro, onde o vereador Júnior Corrêa (PL) decidiu retirar seu nome da disputa, o PL agiu rápido e vem arquitetando seu palanque

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

Assembleia Legislativa do Espírito Santo celebra 150 da imigração italiana com exposição interativa

  A Assembleia Legislativa do Espírito Santo inaugura no dia 21 de fevereiro a exposição "Camata - A Voz da Imigração Italiana", uma experiência única que homenageará o saudoso líder

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

As mãos de Ferraço no episódio Juninho Correa, será?

  Fontes revelaram que o ex-prefeito e atual deputado estadual Theodorico Ferraço foi na desejada macieira do Partido Liberal cachoeirense (PL), pegou a bela maçã, poliu e a jogou no

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

Primeiro dia do Carnaval no Centro de Vitória reúne 100 mil pessoas

  O início do Circuito da Folia na capital capixaba foi marcado pela presença de aproximadamente 100 mil foliões, celebrando o início do Carnaval. Uma iniciativa inédita da Prefeitura Municipal

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

Assembleia retoma sessões ordinárias com 32 projetos na ordem do dia

  A primeira sessão ordinária de 2024 da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) ocorre nesta terça-feira, 6 de fevereiro, às 15 horas. O presidente da casa de leis capixaba,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima