A Prefeitura de Guarapari está em fase de estudos para viabilizar a construção de um grande aquário turístico no município. As pesquisas com o Instituto Orca estão avançando, porém o local para construção do equipamento e os investimentos necessários para isso, ainda estão em avaliação, segundo a administração municipal.
“A ideia é fazer um aquário aqui como o aquário do Rio, fazer uma parceria público-privada e entregar isso por algum tempo para quem construir explorar. É o poder público promovendo esse empreendimento”, disse o prefeito Rodrigo Borges.
O prefeito ressaltou que a proposta está sendo construída com base nas potencialidades do litoral capixaba e já conta com apoio técnico do Instituto Orca. “Ainda está em fase de pesquisa. Estivemos no Instituto Orca para desenhar e formular o projeto, e está avançando. Depois, entraremos na fase de captação de investidores”, explicou.
É esperado que o equipamento se torne um marco para o turismo da região, gerando empregos e atraindo visitantes durante todo o ano. Somente no Carnaval de 2025, a cidade recebeu mais de 600 mil turistas
“Os capixabas não vão mais precisar ir ao Rio de Janeiro para visitar um aquário gigante. Nós vamos fazer aqui um espaço semelhante ao AquaRio, adaptado à nossa realidade, para incentivar o turismo e valorizar a cidade”, destacou o prefeito.
São previstas ações de educação e preservação ambiental, segundo a Prefeitura de Guarapari, para reforçar o compromisso da cidade com o desenvolvimento sustentável e com a ampliação da oferta de atrações turísticas de qualidade.