O governador do Estado, Renato Casagrande, e o vice-governador Ricardo Ferraço autorizaram, nesta quinta-feira (27), o início das obras do Expresso GV, que será implantado na Avenida Carlos Lindenberg, conectando os municípios de Cariacica e Vila Velha.
Com investimento de R$ 298,5 milhões, o projeto marca o maior aporte em mobilidade urbana já realizado na Região Metropolitana da Grande Vitória, trazendo prioridade ao transporte público, fortalecendo o Sistema Transcol e valorizando o passageiro.
A solenidade contou com a presença dos prefeitos de Cariacica, Euclério Sampaio, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. O Expresso GV inclui um corredor exclusivo de ônibus do tipo BRT, que vai reorganizar toda a dinâmica viária da região e reduzir significativamente o tempo de deslocamento, além de aumentar a previsibilidade das viagens.
O modelo reforça a diretriz do Governo do Estado de qualificar os serviços do Transcol, ampliar alternativas de mobilidade e incentivar que mais pessoas optem pelo transporte coletivo, renovado nos últimos anos por meio de investimentos em frota, infraestrutura e tecnologia.
“Mais uma obra de mobilidade para a Região Metropolitana que vai transformar a vida de quem precisa se locomover pela Avenida Carlos Lindenberg. Serão sete quilômetros de faixa exclusiva para ônibus, com ciclovia no meio da pista para não prejudicar o comércio, além de seis estações de ônibus com 12 plataformas e viadutos que irão ligar à Segunda Ponte para facilitar o acesso de quem vem e para quem vai para o Terminal de Jardim América, em Cariacica. Um investimento de quase R$ 300 milhões que vai ajudar a integrar o transporte público e dar mais fluidez ao trânsito”, afirmou o governador.
O vice-governador destacou a requalificação completa deste importante eixo viário da Região Metropolitana:
“Um novo modelo para dinamizar a mobilidade, encurtar distâncias e permitir que as pessoas tenham mais tempo para ficar com suas famílias ou se dedicar a outras atividades. Essa união do Governo do Estado com as Prefeituras de Cariacica e Vila Velha já demonstrou ser sólida e capaz de gerar excelentes resultados que melhoram significativamente a qualidade de vida das pessoas.”
O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, ressaltou que o Expresso GV é uma das entregas mais relevantes dentro do ciclo de investimentos em mobilidade.
“Estamos implementando uma infraestrutura de alto padrão para fortalecer o transporte público e dar ao Transcol o nível de eficiência que a população merece. O Expresso GV reorganiza o tráfego, reduz interferências no percurso dos ônibus e garante viagens mais rápidas e confiáveis. É um investimento robusto, que moderniza a operação e consolida o maior avanço já feito no transporte público da Grande Vitória”, explicou.
O Expresso GV terá 7 quilômetros de extensão, inteiramente construídos em pavimento rígido de concreto, garantindo maior durabilidade e regularidade operacional para os ônibus. O projeto prevê seis estações com 12 plataformas, todas com videomonitoramento, painéis de informação em tempo real e acessibilidade.
As obras também incluem ciclovia, reconfiguração de calçadas, nova urbanização e requalificação do pavimento asfáltico para permitir o funcionamento de um corredor logístico com capacidade para veículos de até 45 toneladas.
Serão construídos ainda dois novos viadutos, um de saída e um de acesso à Segunda Ponte, com ligação direta a Cariacica. A obra conta com apoio das prefeituras de Vila Velha e Cariacica e tem prazo de execução de 24 meses.
Mudanças no trânsito
Com o início das obras, haverá mudanças no tráfego da Avenida Carlos Lindenberg. A partir da tarde desta quinta-feira (27), começa a interdição de aproximadamente 1 quilômetro, entre a Rua Felicidade Siqueira e a ponte sobre o Rio Aribiri, antes do viaduto, no sentido Centro de Vila Velha. Nesse trecho, permanecerá apenas uma faixa liberada para o tráfego. No sentido contrário, em direção a Vitória, duas faixas seguirão disponíveis para circulação.
Entre as rotas alternativas para quem segue no sentido Centro de Vila Velha estão: Rodovia Leste-Oeste, que se conecta à Rodovia Darly Santos e permite acessar a região com maior fluidez durante a intervenção; e Cinco Pontes, com acesso ao bairro São Torquato. A partir desse ponto, o motorista pode seguir pela Avenida Jerônimo Monteiro para entrar na Estrada de Capuaba ou acessar os bairros que margeiam a Avenida Carlos Lindenberg até chegar ao bairro Glória.