sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

ES decreta estado de atenção por causa da ameaça de seca e falta de água.

 

O calor extremo e a falta de chuva podem alterar a rotina do capixaba. O Espírito Santo decretou, nesta quarta-feira (22), Estado de Atenção sobre a ameaça de seca no Estado. A informação foi confirmada nesta terça-feira (21) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Com isso, o abastecimento de água em 53 cidades pode ficar comprometido.

O documento foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira. A resolução tem recomendações para as companhias públicas e privadas de saneamento e serviços autônomos municipais de água e esgoto, prefeituras municipais, indústrias, agricultura e órgãos licenciadores. Além de orientações, medidas e dicas para enfrentar o período.

O governo do Estado deve liderar um movimento para que órgãos oficiais e prefeituras adotem medidas para amenizar os efeitos da estiagem.

A Agerh, na resolução, orienta que as prefeituras proíbam e punam atividades que desperdiçem água, como lavar vidraças, carros, calçadas, pisos e muros com o uso de mangueiras e regar gramados e jardins, entre outras.

O forte calor e a falta de chuva também ligaram o alerta sobre a vazão dos rios que abastecem a Grande Vitória: o Jucu e o Santa Maria. Os dois mananciais, em menos de um mês, tiveram quedas expressivas de suas quantidades de litros por segundo e se aproximam do índice considerado crítico.

De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (16) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), a vazão atual do Rio Jucu é de 8.060 litros/segundo, sendo que a considerada crítica é de 6.260,04 litros/segundo. No início do mês, estava próxima de 25 mil litros/segundo.

O Santa Maria da Vitória, por sua vez, tem quantidade atual de vazão de 4.300,78 litros/segundo: a crítica é de 2.895,30 litros/segundo. No início do mês, essa vazão era superior a 15 mil litros/segundo.

Na última quarta-feira (15), a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) alertou que a onda de calor pode afetar o abastecimento de água em 53 cidades do estado, ou seja, todos os municípios atendidos pela Cesan.

Por causa do calor excessivo, segundo a companhia, os mananciais onde a Cesan capta água para abastecer a população sofreram uma queda acentuada.

“A Cesan esclarece que todo o sistema está operando com sua capacidade total de produção de água. A escassez de chuva e o alto calor, associado ao baixo nível dos mananciais fez com que a Companhia emitisse um alerta preventivo, na última semana, sobre a necessidade do uso racional da água”, diz a empresa em nota.

Entre as cidades que podem ser afetadas, estão a capital do Espírito Santo, Vitória, e os outros municípios da Região Metropolitana. Na época, alguns moradores receberam o aviso por mensagem de texto. O comunicado também foi publicado no site da Cesan.

“Pedimos à população que economize água e pratique o reúso. O alerta vale para todos os 53 municípios atendidos pela Companhia. Em casos emergenciais o abastecimento está sendo complementado com caminhões-pipa”, avisou a companhia no comunicado.

Matéria relacionada

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

  A partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela primeira fase da Copa do Brasil, prevista para a noite desta quarta-feira (21) foi adiada devido as condições do gramado do

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

  A Prefeitura de Cariacica abriu processo seletivo com quatro vagas para contratação de médicos residentes com salários que podem chegar a R$ 8.606. As inscrições podem ser feitas até

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas dos partidos PSDC, atual Democracia Cristã (DC), e do PTB, com a perda de mandatos

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

  As areias da Praia de Itaparica vão receber a 1ª etapa do Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações. O evento, que acontece neste sábado (24) e domingo (25),

Prefeitura de Vitória vai lançar concurso com 100 vagas para Guarda Municipal.

Prefeitura de Vitória vai lançar concurso com 100 vagas para Guarda Municipal.

  O ano de 2024 vai ser marcado por mais um avanço na segurança pública de Vitória. A Guarda Civil Municipal de Vitória ganhará um reforço no efetivo mediante a

Nova Venécia recebe o Botafogo-SP buscando vaga na 2ª fase da Copa do Brasil.

Nova Venécia recebe o Botafogo-SP buscando vaga na 2ª fase da Copa do Brasil.

  Com quase três anos de existência, o Nova Venécia participa pela segunda vez da Copa do Brasil e quer, mais uma vez, fazer história. Após avançar para a 2ª

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima