sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Dicas de segurança para ciclistas que passam pela ciclovia da Terceira Ponte

 

Após a inauguração da Ciclovia da Vida, a mais alta das capitais brasileiras e que fica ao longo da Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, alguns acidentes foram registrados na via. Em dois casos, ciclistas bateram contra o gradil, na descida, e se feriram.

O tenente-coronel Carnielli, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, disse que transitar na nova ciclovia requer alguns cuidados, entre eles fazer a devida manutenção da bicicleta e usar os equipamentos de segurança.

“A primeira dica é a da manutenção da bicicleta, observar se a bicicleta tem condições de fazer o trajeto. A pessoa também tem que ter cuidado com ela mesma: usar capacete, equipamentos de segurança. E fazer o translado da via (pensando que) isso aqui não é uma pista de competição; é um momento de lazer, de prática de esporte lúdica, então ter realmente cuidado nesse deslocamento, principalmente na descida”, contou.

O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros também disse que é importante ter cuidado especialmente no trecho de descida da ciclovia.

“Na descida, não pode deixar que a bicicleta evolua muito a velocidade, deixar para frear próximo da chegada, tanto do lado de Vitória quanto do lado de Vila Velha. Realmente, é importante antecipar isso, manter uma velocidade baixa na descida, para que em qualquer problema a pessoa possa até descer da bicicleta e continuar o trajeto a pé”, disse Carnielli.

Principais dicas para transitar na ciclovia:

Manter a manutenção da bike em dia, principalmente do freio;

Usar sempre equipamentos de segurança como, capacete;

Não deixar que a velocidade evolua na descida.

 

Controle de acesso

Os ciclistas que quiserem acessar a ciclovia da Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, não vão mais precisar apresentar o Cartão GV, já usado por passageiros do Transcol, para acessar a via porque a entrada está totalmente liberada, pelo menos por enquanto.

Em junho, foi anunciado que o acesso seria feito somente mediante apresentação do cartão. O objetivo era validar o acesso ao local, porém, não haveria desconto no saldo do usuário.

A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que antes de estabelecer algum tipo de controle de acesso vai primeiro compreender a demanda na ciclovia por cerca de 60 dias “para, posteriormente, adotar alguma medida, se necessário, de controle de acesso”.

O uso da Ciclovia da Vida é gratuito e a travessia pode ser realizada diariamente entre 5h30 e 22h30. A estrutura metálica se estende ao longo da Terceira Ponte e também funciona como barreira de proteção ao suicídio.

Matéria relacionada

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

Jogo entre Real Noroeste e Cuiabá pela Copa do Brasil é adiado por conta de fortes chuvas no ES.

  A partida entre Real Noroeste e Cuiabá, pela primeira fase da Copa do Brasil, prevista para a noite desta quarta-feira (21) foi adiada devido as condições do gramado do

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

Prefeitura abre processo seletivo para contratação de médicos residentes em Cariacica.

  A Prefeitura de Cariacica abriu processo seletivo com quatro vagas para contratação de médicos residentes com salários que podem chegar a R$ 8.606. As inscrições podem ser feitas até

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

TSE cassa mandato de dois vereadores de Vila Velha.

  O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, pela cassação das chapas dos partidos PSDC, atual Democracia Cristã (DC), e do PTB, com a perda de mandatos

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

Praia de Itaparica recebe o Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações.

  As areias da Praia de Itaparica vão receber a 1ª etapa do Circuito Feminino de Beach Tennis Quatro Estações. O evento, que acontece neste sábado (24) e domingo (25),

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima