Após a inauguração da Ciclovia da Vida, a mais alta das capitais brasileiras e que fica ao longo da Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, alguns acidentes foram registrados na via. Em dois casos, ciclistas bateram contra o gradil, na descida, e se feriram.
O tenente-coronel Carnielli, comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, disse que transitar na nova ciclovia requer alguns cuidados, entre eles fazer a devida manutenção da bicicleta e usar os equipamentos de segurança.
“A primeira dica é a da manutenção da bicicleta, observar se a bicicleta tem condições de fazer o trajeto. A pessoa também tem que ter cuidado com ela mesma: usar capacete, equipamentos de segurança. E fazer o translado da via (pensando que) isso aqui não é uma pista de competição; é um momento de lazer, de prática de esporte lúdica, então ter realmente cuidado nesse deslocamento, principalmente na descida”, contou.
O tenente-coronel do Corpo de Bombeiros também disse que é importante ter cuidado especialmente no trecho de descida da ciclovia.
“Na descida, não pode deixar que a bicicleta evolua muito a velocidade, deixar para frear próximo da chegada, tanto do lado de Vitória quanto do lado de Vila Velha. Realmente, é importante antecipar isso, manter uma velocidade baixa na descida, para que em qualquer problema a pessoa possa até descer da bicicleta e continuar o trajeto a pé”, disse Carnielli.
Principais dicas para transitar na ciclovia:
Manter a manutenção da bike em dia, principalmente do freio;
Usar sempre equipamentos de segurança como, capacete;
Não deixar que a velocidade evolua na descida.
Controle de acesso
Os ciclistas que quiserem acessar a ciclovia da Terceira Ponte, entre Vitória e Vila Velha, não vão mais precisar apresentar o Cartão GV, já usado por passageiros do Transcol, para acessar a via porque a entrada está totalmente liberada, pelo menos por enquanto.
Em junho, foi anunciado que o acesso seria feito somente mediante apresentação do cartão. O objetivo era validar o acesso ao local, porém, não haveria desconto no saldo do usuário.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que antes de estabelecer algum tipo de controle de acesso vai primeiro compreender a demanda na ciclovia por cerca de 60 dias “para, posteriormente, adotar alguma medida, se necessário, de controle de acesso”.
O uso da Ciclovia da Vida é gratuito e a travessia pode ser realizada diariamente entre 5h30 e 22h30. A estrutura metálica se estende ao longo da Terceira Ponte e também funciona como barreira de proteção ao suicídio.