Planejamento virou ativo estratégico e quem entendeu isso saiu na frente. Em um setor altamente competitivo e cada vez mais atuante, a Javé Construtora e Incorporadora –que possui sua sede em Vila Velha –, conseguiu chegar ao topo. A empresa conquistou o 1º lugar nacional no Prêmio Prevision em Gestão de Obras 2025, que avaliou cerca de 700 construtoras de todo o Brasil, usuárias da plataforma “Prevision”, especializada em planejamento e controle de empreendimentos.
O resultado não é apenas simbólico. Ele coloca Vila Velha e o Espírito Santo no centro do mapa nacional da eficiência na construção civil, justamente num dos pontos mais sensíveis da cadeia produtiva: o cumprimento de prazos e a previsibilidade de execução.
Em tempos de crédito mais caro, insumos pressionados e investidores cada vez mais exigentes, eficiência deixou de ser discurso e passou a impactar o resultado financeiro das obras.
Critérios da premiação
O Prêmio Prevision avalia critérios como assertividade no planejamento, aderência aos cronogramas, engajamento das equipes e uso estratégico de ferramentas digitais. As empresas com desempenho acima da média nacional recebem o Selo Ouro, destinado a um grupo restrito de organizações com alto grau de maturidade em gestão de obras.
O desempenho da Javé ganha ainda mais peso quando comparado ao cenário nacional. Levantamentos setoriais indicam que mais da metade das obras no Brasil sofre atrasos relevantes, gerando aumento de custos financeiros, renegociações contratuais e perda de rentabilidade. Reduzir desvios de prazo, hoje, significa menos juros, menos capital imobilizado e mais previsibilidade de caixa.
A Javé considera o Prêmio Prevision um símbolo de reconhecimento diretamente ligado aos investimentos contínuos feitos pela empresa em tecnologia, sistemas de controle e métodos de qualificação de equipes. A construtora também atribui a conquista a algumas inovações que vem implementando, como a adoção de modelos de planejamento mais ágeis e o acompanhamento de todas as suas obras em tempo real.
Ao liderar o disputado ranking brasileiro em gestão de obras, a Javé Construtora e Incorporadora não apenas consolida sua posição nos mercados local, estadual e nacional, como também sinaliza uma virada estrutural na construção civil canela-verde, onde o quesito “previsibilidade” ocupa o centro da estratégia empresarial, o que significa menos improviso e mais planejamento.
Organização, previsibilidade e responsabilidade
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, destacou o impacto econômico positivo desse tipo de resultado, para o ambiente de negócios da cidade e do Estado. “Quando uma empresa canela-verde lidera um ranking nacional desse porte, ela mostra que é possível crescer com organização, previsibilidade e responsabilidade. Isso fortalece o mercado imobiliário, gerando confiança e atraindo novos investimentos”, ressaltou.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti, o reconhecimento traduz uma mudança de mentalidade no setor produtivo da cidade. “Esse prêmio mostra que a construção civil de Vila Velha está incorporando inovação, gestão e tecnologia como pilares do negócio. Não é acaso. É fruto de investimento em método, capacitação e visão de longo prazo”, afirmou.