O Carnaval muda a rotina de todos. Ainda que o ponto facultativo, no caso do Espírito Santo, seja apenas a terça-feira, que este ano cairá em 17 de fevereiro, muitos serviços deixam de funcionar por mais dias.
Os bancos, por exemplo, não terão atendimento presencial ao público nas agências nos dias 16 de fevereiro (segunda-feira) e 17 de fevereiro (terça-feira). E as atividades só retornarão no dia 18 (quarta-feira), a partir das 12h.
Nas localidades onde as agências fecham tradicionalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, garantindo o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.
Como ficam as compensações bancárias?
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) orienta os clientes a utilizarem preferencialmente os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.
Na segunda e na terça-feira, compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED. Mas o Pix funcionará normalmente.
Mesmo assim, boletos de cobrança e contas de consumo — como água, energia, telefone, entre outros — com vencimentos nos dias em que não há compensação (16 e 17) poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, dia 18. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).