Não é só a ressaca da festa que pode gerar dor de cabeça no carnaval. Com multidões de pessoas nas ruas, o ambiente é considerado propício, pelos criminosos, para roubar e aplicar golpes. Sem tomarem medidas de prevenção, os foliões podem cair nas armadilhas.
“Durante esse período, as pessoas podem estar mais distraídas devido à diversão, o que facilita a ação dos criminosos”, explica Josias Sales, superintendente de Segurança Cibernética do Sicoob.
Uma das ações criminosas mais comuns nos blocos de carnaval é o roubo de celulares. Mas o prejuízo não para por aí, aponta Anderson Leite, analista de segurança da Kaspersky: “Não está em risco apenas o aparelho, mas tudo o que ele contém: aplicativos bancários, senhas, fotos, contatos e outras informações sensíveis. O criminoso ganha controle de muito mais do que apenas o seu smartphone”, diz.
Por isso, sempre que possível, é indicado deixar o celular em casa nos dias de festa. Mas, se essa não for uma opção, há cuidados comportamentais e tecnológicas que podem mitigar a chance de ser uma vítima.
“É importante usar as funções de segurança disponíveis nos aparelhos, como autenticação em dois fatores e biometria facial ou digital para ativar o bloqueio do celular”, pontua Fabiana Saenz, diretora de Inteligência Antifraude do Mercado Pago.
Foi furtado? Saiba que medidas tomar
Se o celular foi roubado, o primeiro passo é bloquear o aparelho para impedir que o criminoso consiga acessar os aplicativos. Se o smartphone foi furado ou roubado enquanto estava desbloqueado, é importante agir o mais rapidamente possível. O bloqueio pode ser feito com o número do IMEI junto à operadora, o que torna o aparelho inutilizável.
Também é essencial procurar a polícia para registrar a ocorrência. Isso pode ser feito em qualquer delegacia de polícia ou de forma on-line (https://delegaciaonline.sesp.es.gov.br/deon/xhtml/home.jsf). O número do IMEI do celular deve ser informado aos investigadores.
Outro passo fundamental é entrar em contato com os bancos e as operadoras de seus cartões (caso eles tenham sido levados) para informar o ocorrido e pedir o bloqueio das contas, impedindo a realização de quaisquer transações bancárias pelos criminosos. Alterar senhas de acesso de redes sociais e outros aplicativos, como os de transporte e alimentação também é importante.
Veja 14 cuidados para se proteger na folia
1 – Faça backup dos dados do celular
No Android, abra o app “Configurações”, toque em “Google” e depois selecione “Backup” e “Fazer backup agora”. No iPhone, conectado a uma rede Wi-fi, acesse “Ajustes”, clique no seu nome e, em seguida, em “iCloud”. Em “Backup do iCloud”, selecione “Fazer backup agora”. É importante manter o dispositivo conectado ao wi-fi até o término do processo. Isso evitará que você perca contatos importantes, fotos e outros arquivos.
2 – Senhas diferentes
Tenha códigos de acesso diferentes para cada rede social e ative autenticação de dois fatores nelas. Assim, mesmo se o criminoso localizar a sua senha, ele terá que passar por mais uma camada de proteção. Evite o recebimento do segundo código por SMS, para não entregá-lo de bandeja em caso de roubo do aparelho.
3 – Sem guardar senhas
Apague registros das senhas do bloco de notas, de conversas no WhatsApp ou e-mails. Usar gerenciadores de senha é mais aconselhável, pois eles guardam os códigos criptografados para segurança do cliente
4 – E-mail de recuperação
Não deixe o e-mail utilizado para recuperação de senhas salvo no celular.
5 – Tenha em mãos o IMEI do aparelho
Esse código ajuda na hora de bloquear o celular, o que garante que ele não volte a ser usado como telefone, e será fundamental caso exista alguma chance de rastreio. No Android, vá ao menu de “Configurações”, abra a opção “Sobre o telefone” e confira o código numérico do IMEI. No iOS, vá em “Ajustes”, abra a opção “Geral” e depois “Sobre”, para descobrir.
6 – Apague apps
Apague temporariamente os aplicativos de banco e outros que gerem gastos, como os de alimentação e de transporte, para diminuir os danos financeiros em caso de roubo do aparelho.
7 – Reduza limites
Reduza os limites de Pix, cartão de crédito, cheque especial e outras transferências antes de ir para a rua. A medida é essencial para minimizar prejuízos em caso de acesso indevido de criminosos aos apps bancários em caso de o celular ser furtado desbloqueado, por exemplo.
8 – Mais segurança
Quando for possível, utilize duplo fator de autenticação, biometria facial e digital para controlar o acesso ao aparelho e aos aplicativos importantes, como os de internet banking. Isso insere mais uma camada de proteção.
9 – Sem aproximação
Desative o pagamento por aproximação do celular e dos cartões de crédito e débito. A medida é importante para evitar prejuízos em caso de roubo ou furto no meio da aglomeração. Outra opção é reduzir o valor limite para operações feitas por aproximação.
10 – Aviso dos bancos
Autorize os pushs do app do seu banco para que, a cada compra, seja possível conferir o valor debitado.
11 – Notificações
Configure o aparelho para não exibir notificações de e-mails, WhatsApp e Telegram quando a tela estiver bloqueada, porque dados pessoais e sensíveis podem aparecer a fraudadores. No iPhone, a escolha deve ser feita clicando em “Ajustes”, “Notificações”, e “Pré-visualizações”. No Android, o procedimento costuma estar disponível em “Configurações”, “Tela de bloqueio e segurança” e “Notificações”.
12 – Modo avião
Desabilite o modo avião com a tela bloqueada para evitar que um ladrão impeça o rastreamento do celular. No Android, é possível editar a barra superior de configurações rápidas, clicando sobre o ícone do lápis, no canto inferior esquerdo da tela. Depois, basta escolher o ícone do avião e movê-lo para a parte inferior da tela. No iOS, acesse os ajustes e as opções sobre a “Central de Controle”, escolhendo subtrair o ícone do avião em seguida.
13 – Cuidado com as maquininhas
Nunca entregue seu cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento ao comprar algo na rua. Sempre faça este processo você mesmo. E não aceite pagamentos com maquininha de cartão se o visor estiver danificado.
14 – Comprovantes
Peça o recibo impresso da transação ou verifique se o valor está correto nas mensagens SMS que recebe no app do banco. E confira o valor e o destinatário do dinheiro no caso de pagamento via QR Code ou transferência.