Cariacica passou a contar com mais fiscalização nas ruas e nos ônibus. Isso porque a cidade conta com 50 novos agentes da Guarda Municipal em ação. Ao todo, o município possui agora 84 agentes na ativa.
Na última terça-feira, uma operação foi realizada nos ônibus da linha 700 do Transcol, que liga o Terminal de Itacibá ao Terminal de Campo Grande. Ao todo, 18 ônibus foram abordados durante a fiscalização. No mês passado, a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb) divulgou que essa foi a linha com maior número de roubos.
“Com o reforço do efetivo da Guarda Municipal, estamos focados em reduzir os índices de criminalidade e proporcionar um ambiente mais seguro”, disse o secretário de Segurança e Ordem Pública do município, Cláudio Victor.
O objetivo é reduzir o número de assaltos e dar mais segurança para os passageiros que utilizam o transporte. “A linha 700 foi abordada durante a ação para verificação de documentos, identificação de suspeitos e prevenção de crimes”, destacou o subsecretário de Segurança Pública e comandante da Guarda, Rony Morozesk.
Além das abordagens em ônibus, o novo efetivo vai reforçar a fiscalização nas ruas e em ações preventivas, rondas e apoio às demais forças de segurança pública.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Cariacica alcançou, no primeiro semestre de 2025, o menor número de homicídios desde o início da série histórica, em 1996. De janeiro a junho de 2025, foram registrados 52 homicídios, uma redução de 17,4% em relação ao mesmo período de 2024, que teve 63 homicídios.
Euclério Sampaio, prefeito de Cariacica, disse que, além do aumento do efetivo de agentes, a cidade valorizou os profissionais.
“Nós reajustamos o valor dos salários que são pagos aos agentes de trânsito e guardas municipais. Implementamos também a Patrulha Especializada da Mulher, que vai atuar de forma integrada à Secretaria da Mulher e Direitos Humanos e tem como foco a realização de rondas preventivas e o acompanhamento de mulheres com medidas protetivas”.
Fique por dentro
Guarda Municipal
A Prefeitura de Cariacica empossou 50 novos agentes da Guarda Municipal, que já estão em atuação nas ruas do município.
Com as novas nomeações, o efetivo atual passa a contar com 84 agentes, o que representa um avanço na capacidade de atuação em ações preventivas, rondas e apoio às demais forças de segurança pública.
Aumento salarial
Além do aumento do efetivo, houve valorização salarial dos profissionais da segurança.
Agentes de trânsito e guardas municipais receberam, no último mês, reajuste de aproximadamente 45%.
Nova estrutura operacional
Foi entregue à corporação o novo Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), localizado em Tucum.
O espaço abriga a sede da Guarda Municipal, os agentes de trânsito, canil, academia e uma estrutura de apoio com lava a jato.
Números
Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Cariacica alcançou, no primeiro semestre de 2025, o menor número de homicídios desde o início da série histórica (1996).
De janeiro a junho de 2025, foram registrados 52 homicídios, uma redução de 17,4% em relação ao mesmo período de 2024 (63 homicídios).
A tendência de queda também é observada em anos anteriores: 84 homicídios em 2021; 63 em 2022; e 64 em 2023.
Patrulha Especializada da Mulher
Com os novos agentes, foi implementada a Patrulha Especializada da Mulher que vai atuar de forma integrada à Secretaria da Mulher e Direitos Humanos.
A patrulha tem como foco a realização de rondas preventivas e o acompanhamento de mulheres com medidas protetivas.
Fiscalização nos coletivos
Para garantir a segurança dos usuários dos coletivos, a Guarda Municipal iniciou uma série de fiscalizações em linhas de ônibus, com foco em rotas com maior incidência de roubos e furtos, como a linha 700 (Terminal de Itacibá/Campo Grande).
As operações visam coibir práticas criminosas e reforçar a presença da força de segurança nesses locais.