A equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, que faz parte da delegação brasileira em missão na Turquia, prossegue no trabalho de buscas a pessoas desaparecidas sob os escombros. No último sábado (20), a Turquia sofreu um novo terremoto, mas a equipe brasileira em missão passa bem.
“A equipe brasileira em missão humanitária na Turquia passou por um forte terremoto. O acampamento fica em área aberta e todos estão bem. Seguem firmes no cumprimento da missão”, informou a comunicação do Corpo de Bombeiros do Estado via Twitter.
No dia anterior, a equipe brasileira localizou mais duas vítimas em óbito, sendo um homem de 45 anos e um adolescente, de 17.
Desde sua chegada à Turquia, os militares capixabas localizaram cinco pessoas em óbito. No último dia 15, a equipe capixaba, integrada com outros militares brasileiros e equipes de resgate locais, atuaram na remoção de três vítimas em óbito, sendo um integrante da equipe de busca e resgate turca Akut que desapareceu durante o trabalho de socorro, uma mulher e um homem. No mesmo dia, os militares também resgataram um gato com vida.
Os militares utilizaram a cadela Case, além de equipamentos de detecção auditiva e visual e sensores de vibração, que detectam ruídos ou vibrações em camadas mais profundas dos escombros. Infelizmente, a equipe capixaba não localizou, até o momento, pessoas vivas. As equipes brasileiras também estão à disposição das autoridades locais para auxiliar em ações pós desastre de ajuda humanitária.
A equipe capixaba se dedica, principalmente, a realizar varredura final de locais onde já foram realizadas buscas anteriores. As condições climáticas são adversas, com relatos de temperaturas de até -6ºC e umidade relativa do ar abaixo de 5%.
Em alguns momentos, as equipes precisam permanecer em silêncio e imóveis, para a passagem de equipamentos de sondagem que detectam ruídos ou vibrações em camadas mais profundas dos escombros.