O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Espírito Santo (OAB-ES), José Carlos Rizk Filho, informou, por meio das redes sociais, que se envolveu em um acidente com um avião no fim da tarde desta quarta-feira (10), na Praia de Itaipuaçu, em Maricá, no Rio de Janeiro.
O avião – um monomotor modelo EMB-710C de prefixo PT-NLA – teria realizado um pouso forçado na faixa de areia. Apesar da situação, o presidente da entidade afirmou que está bem.
Rizk Filho explicou que estava a caminho do Rio de Janeiro, onde teria uma reunião na quinta-feira (11), quando o motor da aeronave parou de funcionar em pleno voo. “Simplesmente parou e, no que parou, ele achou a Praia de Maricá, no distrito de Itaipuaçu. Recebi atendimento no próprio local, estamos sem sequela. Um grande milagre”, disse.
Além do presidente da OAB-ES e do piloto, de 26 anos, havia uma terceira pessoa na aeronave, que seria um cliente do advogado, mas ninguém ficou ferido. A aeronave seguia do Aeroclube de Vila Velha para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Durante a viagem, quando passava pelo município maricaense, o piloto precisou fazer um pouso de emergência na praia do litoral. A aeronave seguiu por vários metros até aterrissar em segurança na areia.
Agentes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e do Corpo de Bombeiros foram acionados para realizar as ações iniciais.
Em comunicado, o CENIPA informou que Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), no Rio de Janeiro, foram acionados após a ocorrência.
“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação”, informou por meio de nota.