Os moradores de Cariacica já tem acesso a mais de 100 serviços públicos da Prefeitura de Cariacica oferecidos em um único espaço. Foi Inaugurado o novo Centro Administrativo de Cariacica, que fica localizado na Avenida Alice Coutinho, em Vera Cruz, próximo à Câmara Municipal.
O local irá concentrar diversos serviços ao cidadão, como abertura de protocolo, atendimentos diversos relacionados a IPTU, alvará de funcionamento e inscrição municipal, informações sobre castração de cães e gatos do Programa Cariacica Castra Legal, parcelamento de débitos, emissão de certidão negativa de débitos, atendimento do Procon, vagas de emprego da Agência do Trabalhador, entre outros.
Com a centralização dos serviços ao cidadão em um único espaço, a previsão é que cerca de 25 mil pessoas serão atendidas todos os meses no local. “A inauguração deste espaço representa um marco para nossa cidade. Ele proporcionará que o cidadão receba atendimento ágil, em um espaço amplo e moderno”, destaca o prefeito Euclério Sampaio.
Já a secretária de Governo Shymenne Benevicto de Castro explica que o novo Centro Administrativo de Cariacica será acessível aos moradores. “Nosso objetivo é que o morador encontre todos os serviços da prefeitura em um só lugar e que o novo Centro Administrativo contribua para a eficiência administrativa”, ressalta.
Funcionamento
A sede do novo Centro Administrativo de Cariacica passará a funcionar na sede da antiga escola Darwin, localizada na Avenida Alice Coutinho, em Vera Cruz. O local irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas. Nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h, funcionará o setor de Necrópoles, que realiza liberação de sepultamentos.
Setores
O novo Centro Administrativo também será sede das secretarias de Defesa Social (Semdefes), Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente (Semdec), Assistência Social (Semas), Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semdei) e Mulher e Direitos Humanos (Semdh).
Confira os serviços que serão oferecidos no Centro Administrativo de Cariacica
Secretaria de Finanças
– Informações gerais / Orientações
– Localização de imóvel / Inscrição Imobiliária IPTU
– Consulta de Débitos
– Previsão de Pagamento / Parcelamento de Débitos
– Parcelamento de Débitos
– Emissão de 2º via de Documentos de Arrecadação (Boletos)
– Solicitação de Prescrição de Débitos
– Emissão de Certidão Negativa de Débitos
– Emissão de 2ª Via de Carnê de IPTU
– Emissão de 2ª Via de Carnê de ISSQN
– Emissão de 2ª Via de Carnê de Vistoria Anual
– Emissão de 2º via de Carnê de Parcelamento
– Emissão de Taxa de Expediente
– Emissão de Taxa de Transferência IPTU
– Requerimento de Imunidade Tributária
– Requerimento de Isenção de Taxas
– Requerimento de Devolução / Compensação de Pagamento
– Requerimento de Cancelamento de Débitos Pagos
– Protocolo de Certidão de Tempo de Cadastro IPTU
– Entrega de Certidão de Tempo de Cadastro IPTU
– Emissão de Ficha de Lançamento Imobiliário
– Requerimento de Revisão de Lançamento
– Requerimento de Transferência de Sujeição Passiva
– Requerimento de Averbação
– Requerimento de Retificação de Nome de Proprietário / Posseiro
– Requerimento de Cadastramento de Imóvel
– Requerimento de Registro de Prestador de Serviços – PF
– Requerimento de Baixa de Registro de Prestador de Serviços – PF
– Protocolo de ITBI
– Emissão de Boleto de ITBI
– Emissão de Certidão de Quitação de ITBI
– Requerimento de Isenção de IPTU
– Renovação de Isenção de IPTU
– Entrega de TCRS (Taxa de Coleta de Lixo)
– Cadastro de Contribuinte
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação
-Procon
Abertura de reclamações
Acompanhamento de processos
Instruções de documentação para abertura de reclamações
Alvará de Funcionamento e inscrição municipal
– Centro Integrado de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – CIAMPE
– Programa Nossocrédito
– Sala do Empreendedor
– Setor de Inovação
– Atendimento ao empresário
– Agência do Trabalhador
Oferta de vagas de emprego
Cadastro para adolescentes aprendizes
Cadastro para estágio
Cadastro para cursos de qualificação profissional
Cadastro para empregadores
Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente
– Requerimento de Aprovação de Projeto Arquitetônico
– Requerimento Aprovação de Memorial de Projeto Hidrossanitário
– Orientações sobre construção de Calçada Cidadã
– Requerimento de Regularização de Edificações
– Solicitação de licença para construção;
– Solicitação de habite-se;
– Requerimento de licença para reforma simples;
– Solicitação de Cadastro de Ambulante
– Solicitação de cadastro de Feirante
– Solicitação de Feira Livre
– Requerimento de aprovação de projetos de parcelamento de solo;
– Solicitação de remembramento ou desmembramento de lotes;
– Solicitação de visto de confrontação;
– Solicitação de certidão de logradouro e numeração;
– Requerimento para Castração de Cães e Gatos Domésticos (Programa Cariacica Castra Legal)
– Solicitação de Recolhimento de animais silvestres
– Realização de Feira de Adoção de Animais;
– Requerimento de anuência para extração mineral;
– Requerimento de anuência para lançamento de efluentes na rede de drenagem pluvial;
– Elaboração de programas de Educação Ambiental
– Requerimento de Licenciamento Ambiental;
– Requerimento de Dispensa de Licenciamento Ambiental;
– Protocolo de Carta Consulta;
– Requerimento de autorização para poda ou supressão de árvores;
– Denúncias sobre construção Irregular
– Denuncia sobre criação Irregular de animais
– Denúncias de crimes Contra o Meio Ambiente
– Denuncias de poluição sonora (Disque Silêncio)
– Denuncias de atividades poluidoras
– Denuncias de descarte irregular de resíduos (lixo)
– Denuncias de desperdício de água
– Denuncias de irregularidades nas feiras livres
– Denuncia de maus-tratos a animais
– Denuncia sobre ordenamento urbano (posturas)
– Denuncia de de queima irregular de resíduos (lixo)
– Denuncia de lançamento irregular de esgoto
– Denuncia de Invasão de Logradouro
– Denuncia de Invasão de Terreno Público
– Denuncia de Terreno Abandonado
– Protocolo de Recurso de Auto de Infração
– Protocolo de documentação geral em atendimento às notificações da Semdec
Secretaria de Assistência Social
– Informações gerais
Secretaria de Saúde
– Cadastro do Cartão SUS
– Informações e orientações
Secretaria de Defesa Social
– Solicitação de atividades de educação para o trânsito em escolas, empresas e outros
– Requerimento de credencial para vaga especial de estacionamento para idoso ou pessoa com deficiência
– Consulta de autuação de infração de trânsito
– Requerimento de recurso de infração de trânsito
– Requerimento de recurso de indicação de real condutor
– Solicitação de remoção de árvore em risco de queda
– Solicitação de inspeção de imóveis em risco
– Requerimento de renovação de alvará de transporte individual (TÁXI)
– Requerimento de transferência de permissão do transporte individual (TÁXI)
– Vistoria de transporte individual (TÁXI)
– Requerimento de interdição de via para eventos
– Requerimento de interdição de via para obras
– Requerimento de sinalização viária
– Solicitação de redutor de velocidade (quebra-molas)
– Solicitação de apoio/acompanhamento de agentes de trânsito
– Solicitação de apoio/acompanhamento de guarda municipal
– Solicitação de fiscalização de trânsito de irregularidades de veículos
Secretaria de Habitação
– Requerimento para início de processo de regularização fundiária
Secretaria de Serviços
– Recadastramento de jazigos
– Liberação de sepultamentos nos cemitérios municipais