“Arte contemporânea e antiguidade: investimento e experiência”, esse será o tema do primeiro ciclo de debates promovido por Lélio Cimini, nesta terça-feira (9), às 19 horas, em seu Empório das Artes, na Praia do Canto.
O evento é voltado para arquitetos, jornalistas e convidados, e contará com a participação especial de especialistas no assunto que irão compartilhar os seus conhecimentos.
O professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Lincoln G. Dias, artista visual e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP será um dos palestrantes.
O acadêmico irá apresentar algumas intuições a respeito das distinções entre os objetos artísticos e as peças de antiquário, e estabelecer algumas comparações entre arte, antiguidade e outros tipos de objeto, também portadores de sentido e de valor específicos.
“Os objetos artísticos e as peças de antiquário são diferentes entre si no que diz respeito ao sentido e ao valor”, explica Lincoln.
Também fará parte do bate-papo, o juiz do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, e colecionador e estudante de arte da Ufes, Ronaldo Domingues de Almeida, que irá abordar a obra de arte como possibilidade de investimento econômico, como alternativa disponível no mercado, realizado com base em informações sólidas e como objeto de experiência que promove o crescimento individual e social.
E para completar o primeiro ciclo de debate, a arquiteta e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Juliana Vervloet do Amaral, apresentará a relação da arquitetura com o universo da arte.
Para Lélio Cimini, o evento é uma oportunidade de aproximar a parte acadêmica do mercado atuante, que são os arquitetos. Além disso, o Empório das Artes se torna um espaço para debates relevantes sobre o tema, uma vez que Vitória é uma cidade carente de momentos e locais como esse.
“O objetivo do evento é promover a arte, seja a clássica e a moderna e fomentar o debate acerca do tema tão relevante para a cultura e a sociedade”, analisa Lélio.
Serviço
Primeiro Ciclo de Debate: “Arte contemporânea e antiguidade: investimento e experiência”
Data: 09 de maio, terça-feira
Horário: 19h
Local: Empório das Artes, Praia Shopping, Praia do Canto, Vitória