segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Antiquário promove o 1º Ciclo de Debate sobre Arte.

 

“Arte contemporânea e antiguidade: investimento e experiência”, esse será o tema do primeiro ciclo de debates promovido por Lélio Cimini, nesta terça-feira (9), às 19 horas, em seu Empório das Artes, na Praia do Canto.

O evento é voltado para arquitetos, jornalistas e convidados, e contará com a participação especial de especialistas no assunto que irão compartilhar os seus conhecimentos.

O professor do Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) Lincoln G. Dias, artista visual e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP será um dos palestrantes.

O acadêmico irá apresentar algumas intuições a respeito das distinções entre os objetos artísticos e as peças de antiquário, e estabelecer algumas comparações entre arte, antiguidade e outros tipos de objeto, também portadores de sentido e de valor específicos.

“Os objetos artísticos e as peças de antiquário são diferentes entre si no que diz respeito ao sentido e ao valor”, explica Lincoln.

Também fará parte do bate-papo, o juiz do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, e colecionador e estudante de arte da Ufes, Ronaldo Domingues de Almeida, que irá abordar a obra de arte como possibilidade de investimento econômico, como alternativa disponível no mercado, realizado com base em informações sólidas e como objeto de experiência que promove o crescimento individual e social.

E para completar o primeiro ciclo de debate, a arquiteta e mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Juliana Vervloet do Amaral, apresentará a relação da arquitetura com o universo da arte.

Para Lélio Cimini, o evento é uma oportunidade de aproximar a parte acadêmica do mercado atuante, que são os arquitetos. Além disso, o Empório das Artes se torna um espaço para debates relevantes sobre o tema, uma vez que Vitória é uma cidade carente de momentos e locais como esse.

“O objetivo do evento é promover a arte, seja a clássica e a moderna e fomentar o debate acerca do tema tão relevante para a cultura e a sociedade”, analisa Lélio.

Serviço

Primeiro Ciclo de Debate: “Arte contemporânea e antiguidade: investimento e experiência”

Data: 09 de maio, terça-feira

Horário: 19h

Local: Empório das Artes, Praia Shopping, Praia do Canto, Vitória

Matéria relacionada

Carnaval de Vitória: como foram os desfiles das escolas na primeira noite no Sambão do Povo

Carnaval de Vitória: como foram os desfiles das escolas na primeira noite no Sambão do Povo

O Carnaval de Vitória teve início nesta sexta-feira (6) com os primeiros desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Abrindo a programação no Sambão do Povo, passaram pela avenida

Sábado de altas temperaturas com máxima de até 37ºC no ES

Sábado de altas temperaturas com máxima de até 37ºC no ES

Apesar de algumas regiões estarem sob alertas de chuvas intensas, o sábado (7) promete ser quente no Espírito Santo. Segundo meteorologistas do Incaper, a temperatura pode chegar a 37ºC no

Carnaval de Vitória: veja a ordem e os horários dos desfiles

Carnaval de Vitória: veja a ordem e os horários dos desfiles

O Sambão do Povo se prepara para dois dias de espetáculo com os desfiles das dez escolas do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, na sexta-feira (6) e no sábado

Primeira estimativa oficial de safra 2026 indica crescimento da produção de café no ES

Primeira estimativa oficial de safra 2026 indica crescimento da produção de café no ES

O primeiro levantamento da safra de café 2026 no Espírito Santo aponta um cenário positivo para a cafeicultura capixaba. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção

Morre ex vice-prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta, aos 58 anos

Morre ex vice-prefeito de Vila Velha, Jorge Carreta, aos 58 anos

  Morreu nesta sexta-feira (6), o ex-prefeito e ex-vereador de Vila Velha, Jorge Carreta, aos 58 anos. Ele lutava contra um câncer e estava internado desde a último dia 29

Polícia busca assassino de Dante Brito Michelini e arma usada no crime

Polícia busca assassino de Dante Brito Michelini e arma usada no crime

A Polícia Civil do Espírito Santo realiza buscas para localizar o assassino de Dante Brito Michelini, de 75 anos, o Dantinho, e a arma usada no crime. O delegado-geral da

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *