domingo, 25 de fevereiro de 2024

A relação entre a dismorfia e os padrões de beleza impostos pela sociedade.

 

Exemplos atuais de famosos insatisfeitos com a imagem é do ator Stênio Garcia, que veio à tona chamando a atenção de todos após o procedimento de harmonização facial e também o caso do ator e apresentador argentino Francisco Mariano Javier Ibanez que se submeteu a mais de 30 cirurgias plásticas para se parecer com o cantor porto-riquenho Ricky Martin.

A dismorfia é um transtorno psicológico em que a pessoa tem uma percepção distorcida da própria imagem. O médico e cirurgião plástico, Ariosto Santos, explica que muitas pessoas procuram o consultório por estarem insatisfeito com a imagem.

“E é nesse ponto que a estética e a cirurgia plástica entram em cena. Muitas pessoas com dismorfia recorrem a intervenções estéticas em série, na tentativa de corrigir o que elas veem como um defeito”, explica Dr. Ariosto.

No Brasil, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria, o número de mulheres que já recebeu o diagnóstico de dismorfia, gira em torno dos 4 milhões.

Tratando-se de cirurgia plástica, a mais recente pesquisa da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica mostra que, só em 2021, foram realizados 30 milhões de procedimentos no mundo – número que expressa um aumento de 20% em relação a anos anteriores.

O Brasil só perde para os Estados Unidos no ranking de tão elevada procura. Aqui no país foram registrados 2,7 milhões de intervenções no mesmo ano. Quase metade delas, de natureza cirúrgica.

“Por mais que a pessoa faça cirurgias e procedimentos estéticos, ela pode não ficar satisfeita com o resultado, porque o problema está na percepção que ela tem da própria imagem. Por isso, é importante buscar ajuda psicológica para tratar o dismorfismo”, destaca Dr. Ariosto.

Além disso, Dr. Ariosto acrescenta que a estética e a cirurgia plástica podem ser ótimas opções para melhorar a autoestima e a qualidade de vida, desde que sejam feitas por motivos saudáveis e com expectativas realistas.

“Mas quando a insatisfação com a própria imagem se torna uma obsessão, é preciso tratar o problema na raiz, antes de recorrer a intervenções estéticas em série que podem piorar a situação”, ressalta o médico.

Dr. Ariosto também comenta que as cirurgias plásticas são uma opção para quem quer mudar alguma característica física, mas é importante lembrar que elas têm limitações. “Além disso, é preciso ter cuidado para não cair na armadilha de achar que a felicidade está diretamente relacionada à aparência física”, conclui o cirurgião plástico.

Matéria relacionada

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

Acordo amplia movimentação de granéis sólidos no porto em Vila Velha.

  Em acordo firmado entre a autoridade portuária do Espírito Santo VPorts e o grupo paranaense de soluções logísticas FTSpar, foi oficializado, nesta quinta-feira (22) a parceria que deverá aumentar

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

Multidão faz festa na chegada do Vasco ao ES.

  A torcida compareceu em peso na tarde desta sexta-feira (23) para recepcionar os jogadores do Vasco na chegada a Vitória com uma grande festa. Uma multidão de torcedores, que

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

Cariacica é a 1ª cidade do ES a iniciar a vacinação contra a dengue.

  A vacinação contra a dengue no Espírito Santo começou nesta sexta-feira (23) e foi em Cariacica, na Unidade de Saúde de Morada de Santa Fé, que a imunização de

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

Festival Aracruz Sabores: gastronomia, shows e atrações para homenagear a imigração italiana.

  O Festival Gastronômico Aracruz Sabores, que começou nesta quinta-feira, segue agitando o município até o domingo (25), na Praia de Santa Cruz. O evento reúne o melhor da gastronomia

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

Serra terá mutirão com atendimento gratuito de advogados neste sábado.

  O Serra + Cidadã, que acontece neste sábado (24) em Balneário de Carapebus, vai oferecer assistência jurídica gratuita para processos relativos ao Direito de Família, oferecidos pelo Departamento de

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

ES recebe 58.530 doses de vacina contra dengue na primeira remessa nesta quinta-feira.

  O Espírito Santo vai receber nesta quinta-feira (22) a primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue para o início da imunização das crianças de 10 e 11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima