terça-feira, 14 de outubro de 2025

O acesso aos serviços especializados em saúde foi ampliado a partir de 2020, com a oferta regionalizada à população capixaba desde o lançamento do Programa Saúde Fácil do Governo do Espírito Santo. Para este ano, o programa ganha um novo fomento, com a disponibilidade de consultas, exames e cirurgias em horários noturnos e também aos finais de semana, no agora ‘Saúde + Fácil’.

 

O anúncio da ampliação do programa aconteceu nessa terça-feira (03) e foi transmitido pelas redes sociais do governador Renato Casagrande durante visita às instalações do Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória.

 

“Começamos aqui no HEC esta nova fase do agora Saúde + Fácil com o aumento do número de procedimentos cirúrgicos e consultas médicas com agendamento em horário ampliado – à noite e aos fins de semana. Estamos investindo cerca de R$ 2,5 milhões a mais por mês para ampliar os serviços e ofertar aos capixabas um atendimento de muita qualidade”, comemorou o Casagrande durante a transmissão on-line.

 

O governador também destacou a excelência do HEC, onde o Saúde + Fácil começa a ser implementado, que é referência nacional em tratamento de pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC).

 

“Atualmente, o Hospital Central já realiza 287 procedimentos cirúrgicos por mês e, com esse incremento do Saúde + Fácil, ampliará para 380 procedimentos mensais. O número de consultas em neurocirurgias também aumenta, passando das atuais 1.492 para 1.892 mensais. É uma oferta importante do SUS capixaba e que mostra o trabalho e o empenho do Governo do Estado, por meio da Sesa, em melhorar o acesso dos serviços à população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Miguel Duarte.

 

Mais investimento em saúde

 

O Saúde + Fácil é um incremento ao programa Saúde Fácil, que surgiu com o objetivo reduzir a demanda reprimida dos últimos anos e dar celeridade ao atendimento especializado no Espírito Santo, de maneira regionalizada, com o credenciamento de instituições privadas, com fins lucrativos e sem fins lucrativos, interessadas em participar de forma complementar do Sistema Único de Saúde (SUS) capixaba.

 

A novidade agora está na ampliação dos atendimentos de consultas, exames e cirurgias em horário especial, após às 19h, e também aos finais de semana, conforme disponibilidade.

 

A primeira unidade a receber esta nova fase é o HEC, localizado em Vitória, gerenciado pela Fundação iNOVA Capixaba. Referência em urgência e emergência de neurologia e neurocirurgia não traumático, a unidade passará a ampliar os procedimentos eletivos cirúrgicos em embolização de aneurisma cerebral, coluna e tumor, além de consultas ambulatoriais em neurocirurgia.

 

O HEC passa a ofertar por mês pouco mais de 90 procedimentos cirúrgicos eletivos a mais e cerca de 400 consultas em neurocirurgias com o Saúde + Fácil. O valor de investimento mensal será de R$ 2.550.793,57.

Matéria relacionada

Maioria dos adoçantes está associada a um declínio cognitivo até 62% mais rápido, mostra estudo

Maioria dos adoçantes está associada a um declínio cognitivo até 62% mais rápido, mostra estudo

Os adoçantes artificiais são frequentemente comercializados como opções mais saudáveis ao açúcar. No entanto, um crescente número de evidências científica aponta para riscos associado ao consumo destes compostos. O estudo

Polícia Civil prende segundo suspeito de participar de ataque em Vila Velha

Polícia Civil prende segundo suspeito de participar de ataque em Vila Velha

A Polícia Civil prendeu o segundo suspeito dos ataques a tiros em Santa Rita, que ocasionou a morte de Sophia Vial, de 17 anos, e da manicure Andrezza Conceição, de

Viana lidera articulações para retomada do Trem das Montanhas Capixabas

Viana lidera articulações para retomada do Trem das Montanhas Capixabas

O município de Viana está à frente das negociações para a retomada do Trem das Montanhas Capixabas, um dos roteiros turísticos mais tradicionais do Espírito Santo. O prefeito Wanderson Bueno

Prefeito de Cachoeiro apela a Trump contra tarifa de 50% e alerta para “impacto devastador”

Prefeito de Cachoeiro apela a Trump contra tarifa de 50% e alerta para “impacto devastador”

Em uma iniciativa diplomática de grande relevância para a economia do Sul do Espírito Santo, o prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço, enviou uma carta oficial ao presidente dos

Arnaldinho pode ser a salvação do projeto de sucessão de Renato Casagrande

Arnaldinho pode ser a salvação do projeto de sucessão de Renato Casagrande

      Uma das principais lideranças políticas do Espírito Santo na atualidade, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (sem partido), se destaca como o nome mais promissor para

Primeira etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre agita a cidade de Pancas

Primeira etapa do Campeonato Capixaba de Voo Livre agita a cidade de Pancas

Cerca de 100 pilotos do Brasil e do exterior vão voar em torno dos Pontões Capixabas, no 5º Open Pancas, que será realizado de 03 a 06 de abril, no

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *