Atual bicampeão e maior vencedor da história, o Rio Branco abre o Campeonato Capixaba 2026 contra o Serra, que venceu a Série B do estadual no ano passado, nesta terça-feira (13), às 19 horas. Logo depois, Desportiva e Rio Branco de Venda Nova entram em campo, às 21h30.
A primeira rodada do Estadual ainda terá os confrontos entre Vitória e Vilavelhense, entre Porto Vitória e Capixaba e, entre Real Noroeste e Forte.
A competição define os representantes do Espírito Santo nas competições nacionais do ano que vem. O formato de disputa vai seguir o mesmo adotado desde 2019. Na primeira fase, os 10 times se enfrentam em turno único, com os oito melhores classificados avançando para as quartas de final.
Os dois últimos colocados são rebaixados para a segunda divisão. Nessa fórmula, todas as três fases do mata-mata (quartas, semifinal e final) são disputadas em jogos de ida e volta.
O formato de disputa foi mantido, mas tem uma novidade para 2026: a volta da vantagem nas quartas de final. Os quatro primeiros colocados, na primeira fase, têm o mando de campo no segundo e decisivo jogo, além de jogar pela igualdade na soma dos resultados das duas partidas.
Com as mudanças promovidas pela CBF, nas competições nacionais e regionais, o número de vagas aumentou para o Espírito Santo. Em reunião entre os clubes e a Federação de Futebol, ficou definida a seguinte distribuição: o futuro campeão estadual vai jogar as Copas do Brasil e Centro-Oeste e a Série D do Brasileirão, todas para 2027. O vice fica apenas com a vaga para a Copa do Brasil.
A Federação da Futebol (FES) anunciou a ampliação do uso do árbitro de vídeo nos jogos do Campeonato Capixaba 2026. Este ano, o VAR Light será utilizado nas quartas, nas semifinais, nas finais e em todas as partidas das primeiras oito rodadas (apenas os jogos da última rodada não terão o uso da tecnologia, pois acontecem simultaneamente). O recurso é uma versão reduzida do árbitro de vídeo, que contém menos câmeras, menos computadores e menos operadores.
Jogos da 1ª rodada
Terça-feira
19h – Rio Branco x Serra
21h30 – Desportiva x Rio Branco de Venda Nova
Quarta-feira
19h – Vitória x Vilavelhense
21h30 – Porto Vitória x Capixaba
Quinta-feira
19h – Real Noroeste x Forte